Opinião

Adriano Moreira

O discurso do ódio

A debilitação crescente dos valores que foram assumidos pela criação da ONU, garantindo "dignidade, justiça e direitos" para todos os seres humanos, uma situação que foi obra automaticamente objeto das intervenções do secretário-geral nas instituições, deu relevo a um aviso do historiador britânico Timothy Garton Ash que andam citadas: "Liberdade de expressão não significa que deva ser permitido a qualquer pessoa dizer qualquer coisa, em qualquer lugar e a qualquer momento e, portanto ver como este debate pode ser delicado. Para respeitar o outro e vivermos juntos em paz é preciso impor limites e estar atento ao que se pode e não pode dizer em público."

Adriano Moreira

Viriato Soromenho Marques

A Arca de Noé 2.0

A reação na imprensa europeia à maior "catástrofe natural" na Alemanha do pós-guerra, provocada pelas alterações climáticas antropogénicas, é reveladora do ceticismo dos cidadãos perante o futuro, e a crescente perda de confiança nos governantes e na capacidade de o sistema político produzir verdadeiros bens públicos. O alerta de Benjamin Constant, em 1819, para os lóbis da riqueza que, em silêncio, chegam mais longe do que a voz dos eleitores, torna-se mais visível quando, como agora, tragédias evitáveis ocorrem.

Viriato Soromenho-Marques

Victor Ângelo

A União Europeia no caminho do colapso

O húngaro Viktor Orbán, o polaco Jaroslaw Kaczynski e o turco Recep Erdogan voltaram a ser lembrados nesta semana como três das grandes ameaças à continuidade da UE. O relatório agora publicado pela Comissão Europeia sobre a situação do Estado de direito nos países membros coloca em evidência os dois primeiros. A crise na Líbia põe de novo em cena o terceiro. Todos eles fazem parte das preocupações quotidianas de quem quer construir uma Europa coesa, baseada nos valores da democracia, da tolerância e da cooperação.

Victor Ângelo

Mohsen Ghasemi

Possível política externa do novo governo iraniano

A 13.ª eleição presidencial no Irão foi realizada com a participação de quase 49% da população. Ebrahim Ra'isi obteve o maior número de votos entre os demais candidatos e foi declarado vencedor da eleição. Nesta eleição. a afluência não foi tão elevada em comparação com eleições anteriores, pelo que estes resultados mostram insatisfação com a situação económica e com a gestão dos problemas internos e das interações estrangeiras.

Mohsen Ghasemi

Hipólito Nzwalo

Dia Mundial do Cérebro: a importância de controlar os fatores de risco cerebrovascular

O Dia Mundial do Cérebro, uma iniciativa da Federação Mundial de Neurologia, comemora-se anualmente no dia 22 de julho. Este ano é dedicado à esclerose múltipla, doença inflamatória do sistema nervoso central, que afeta mais de 2,8 milhões de pessoas a nível mundial. O contributo dos fatores de risco cerebrovascular no prognóstico da esclerose múltipla vem sendo progressivamente demonstrado.

Hipólito Nzwalo

Evasões

Notícias Magazine

V Digital

As ciclovias "produzem" mais utilizadores de bicicleta?

As ciclovias "produzem" mais utilizadores de bicicleta?

Nos últimos tempos, a construção de ciclovias na capital acentuou-se com o objetivo de cumprir a promessa eleitoral do presidente da Câmara, Fernando Medina, de ter "pelo menos 200 quilómetros" de vias cicláveis até ao fim de 2021. Apesar das muitas vozes críticas contra faixas "de utilização reduzida", os especialistas consideram que só se promove a utilização deste meio de transporte se, antes, se construírem as infraestruturas necessárias.