Vídeos
Defesa: Marcos Perestrello e general Marco Serronha fala dos desafios de Portugal
Num momento em que a NATO elevou a fasquia do investimento em Defesa para 5% do PIB até 2035, Portugal enfrenta um desafio orçamental, estratégico e político.
Além disso, o país tem de repensar de forma profunda a sua capacidade de mobilizar a sociedade para um esforço que terá custos, implicações industriais e exigências democráticas de transparência.
No podcast Soberania, uma pareceria do DN com a SEDES e o Observatório de Segurança, Criminalidade Organizada e Terrorismo OSCOT), os comentários de Marcos Perestrello, presidente da Assembleia Parlamentar da NATO e Marco Serronha, general, antigo Chefe do Estado-Maior do Comando Conjunto para as Operações, desenharam um retrato dos desafios que se colocam ao país. Sublinham a urgência de integrar este desafio num plano económico de desenvolvimento — com retorno industrial, inovação tecnológica e novas capacidades produtivas.