1. O conteúdo editorial publicado no Diário de Notícias será sempre absolutamente livre de condicionamentos externos. Qualquer decisão sobre a matéria informativa publicada nos espaços editoriais é única e exclusivamente decidida pelo corpo redatorial e respetiva direção.
2. O conteúdo editorial será sempre totalmente diferenciado, de forma clara, do conteúdo publicitário.
3. A confiança dos leitores na redação do Diário de Notícias é um princípio basilar da relação que estabelecemos. Por isso mesmo, o conceito de transparência absoluta será sempre seguido: qualquer envolvimento de entidades externas será claramente apresentado, seguindo as regras legais em vigor e os princípios que se seguem relativos aos diversos tipos de conteúdo nas nossas plataformas.
1. Apoiado Por. Esta menção aplica-se a conteúdo cuja iniciativa original é editorial e que, por uma qualquer razão (nomeadamente logística), necessita de apoio institucional e/ou comercial para que se realize. A ideia nasce na redação, e a sinopse da mesma será submetida pelo departamento comercial a uma ou várias entidades externas, ficando claro para todos os envolvidos que não existirá nenhum envolvimento de entidades externas na sua produção. O trabalho será entregue a jornalistas devidamente reconhecidos (e possuidores de carteira profissional), que se pautam pela independência e princípios consagrados no Estatuto do Jornalista. A sua publicação incluirá sempre a referência “Apoiado por” e o logo e/ou marca da(s) entidade(s) envolvidas.
2. Patrocinado Por. Refere-se a conteúdo que é sugerido por entidades institucionais/comerciais ao departamento comercial, que apresenta propostas à Direcção Editorial. A relevância dos mesmos será avaliada pela direção editorial, e decidida em função do seu enquadramento da iniciativa jornalística do Diário de Notícias. Essas propostas, a ser aceites, serão desenvolvidas de forma autónoma por jornalistas credenciados sem qualquer intervenção das entidades que o sugeriram. A referência “Patrocinado por” e a menção ao logo e/ou marca da(s) entidade(s) envolvidas estarão sempre presentes.
3. Conteúdo Comercial. Refere-se a conteúdo produzido por entidades institucionais/comerciais que o pretendem promover junto dos leitores do Diário de Notícias. Este conteúdo será sempre claramente autónomo, sem qualquer intervenção da área editorial, pelo que não será produzido por qualquer jornalista do quadro ou colaborador habitual do Diário de Notícias. O grafismo deverá ser diferenciado do utilizado na informação editorial, incluindo obrigatoriamente a referência “Conteúdo Comercial” ou simplesmente “Pub” em todas as chamadas e menções.