Nicolas Sarkozy
Nicolas Sarkozy EPA/YOAN VALAT

Sarkozy definitivamente condenado a um ano de prisão no caso Bygmalion

Caso tem a ver com financiamento ilegal da campanha presidencial de 2012 e recurso a faturas falsas e dupla faturação para esconder gastos excessivos.
Publicado a
Atualizado a

O Tribunal de Cassação confimou, esta quarta-feira, 26 de novembro, a condenação do ex-presidente francês Nicolas Sarkozy no caso Bygmalion, que diz respeito a financiamento ilegal da campanha eleitoral para a reeleição em 2012.

Neste caso, Nicolas Sarkozy foi condenado a 14 de fevereiro de 2024 pelo Tribunal de Recurso de Paris a um ano de prisão, com seis meses de pena suspensa. O ex-presidente recorreu para o Tribunal de Cassação.

O caso Bygmalion que investigou um sistema de dupla faturação e de faturas falsas que tinha como objetivo esconder gastos excessivos na campanha eleitoral. Os gastos terão atingido quase o dobro do valor máximo legal na campanha para a reeleição em 2012, que Sarkozy acabou por perder para François Hollande.

O ex-presidente francês sempre negou conhecer ou ter beneficiado do sistema de faturas falsas. No centro da investigação estava a Bigmalion, uma empresa de prestação de serviços.  

Esta torna-se a segunda condenação definitiva de Sarkozy, após o caso das escutas telefónicas e pode prejudicá-lo no caso do financiamento líbio da campanha presidencial de 2007. Em março do próximo ano começará a ser analisado o recurso interposto pelo ex-presidente, após ter sido condenado a cinco anos de prisão.

Nicolas Sarkozy
'O Jornal de um Prisioneiro'. Sarkozy anuncia livro sobre as três semanas em que esteve preso

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt