Evika Siliņa
Evika SiliņaX de Evika Siliņa

Primeira-ministra da Letónia demite-se após intrusão de drones ucranianos

Coligação governamental entrou em rutura devido ao impacto de dois drones ucranianos perdidos num projeto de infraestruturas energéticas.
Publicado a
Atualizado a

A primeira-ministra da Letónia, Evika Siliņa, demitiu-se esta quinta-feira, 14 de maio, do cargo na sequência da rutura da coligação governamental que se seguiu ao impacto de dois drones ucranianos perdidos num projeto de infraestruturas energéticas.

Com a saída de dois parceiros da coligação Nova Unidade, o Governo letão, de centro, perdeu a maioria parlamentar.

A crise política teve início com as falhas na proteção do espaço aéreo decorrentes da explosão de um drone ucraniano no país, o que já tinha levado Evika Siliņa a solicitar a demissão do seu ministro da Defesa.

"Liderava este governo porque as pessoas precisavam de estabilidade. Mantive unidas forças políticas muito diferentes porque a minha missão era garantir que o país avançava", disse Evika Siliņa numa mensagem na rede social X em que garantiu estar a renunciar mas não a desistir.

"Neste momento, a inveja política e os interesses partidários mesquinhos prevaleceram sobre a responsabilidade. Ao verem um candidato forte e profissional para o cargo de Ministro da Defesa, os políticos que apenas falam e falam não escolheram uma solução, mas sim uma crise", considerou.

Evika Siliņa
"São os efeitos da guerra de agressão da Rússia". Drone atingiu uma central elétrica na Estónia
Diário de Notícias
www.dn.pt