Centeno deixa Banco de Portugal após acordo para a reforma
Mário Centeno assinou esta semana um acordo com o Banco de Portugal para passar à reforma. Ao fim de 35 anos de carreira nesta instituição, o ex-governador decidiu aceitar a proposta de reforma que partiu do próprio banco agora liderado por Álvaro Santos Pereira.
Centeno foi governador do Banco de Portugal entre 2020 e 2025 e desempenhava atualmente a função de consultor na instituição, com um salário próximo dos 17 mil euros brutos.
Para já, o ex-governador vai dar aulas. Segundo o jornal digital Eco, estará nas próximas três semanas na Universidade de Miami, enquanto professor convidado. Posteriormente, irá regressar ao ISEG, onde já lecionava.
Mário Centeno, que ocupou o cargo de ministro das Finanças entre 26 de novembro de 2015 e 15 de junho de 2020, foi candidato à vice-presidência do BCE, tendo chegado à penúltima ronda de votações. No entanto, em janeiro, acabou por se retirar desta corrida por não dispor de apoios suficientes. O cargo acabou nas mãos do croata Boris Vujčić.
