Detido condutor suspeito de atropelar agente da PSP. Preparava-se "para abandonar o território nacional"
Arquivo Global Imagens

Detido condutor suspeito de atropelar agente da PSP. Preparava-se "para abandonar o território nacional"

PJ deteve um jovem de 21 anos no Aeroporto de Lisboa. É suspeito de ser o condutor que atropelou o agente da PSP, que ficou com "lesões graves ao nível torácico e abdominal".
Publicado a
Atualizado a

A Polícia Judiciária (PJ) deteve na quarta-feira, 4 de junho, no Aeroporto de Lisboa, um jovem de 21 anos, suspeito de ser o "condutor do veículo que atropelou deliberadamente um agente da PSP em São Domingos de Benfica", na segunda-feira (2 de junho).

Foi detido "fora de flagrante delito o condutor, que se preparava para abandonar o território nacional", informa a PJ, em comunicado, dando conta que "decorrem ainda diligências para localização dos outros dois ocupantes do veículo" do "atropelamento brutal".

Antes, a PSP já tinha anunciado a detenção, na madrugada de terça-feira, no Algarve, de um dos suspeitos que esteve envolvido no atropelamento do agente da PSP.

No comunicado desta quinta-feira, a PJ recorda que o agente da PSP ficou com "lesões graves" na sequência da ocorrência que teve início numa operação stop, na praça da portagem da ponte 25 de abril, em Almada.

"Por ter desobedecido de forma propositada ao sinal e paragem, foi iniciada uma perseguição" pelos agentes da PSP ao carro que não respeitou as ordens das autoridades.

Durante a perseguição policial, o "condutor do veículo efetuou uma condução em excesso de velocidade, assumindo a prática de manobras perigosas, que terminou numa estrada sem saída na zona de São Domingos de Benfica".

Foi neste momento que o agente da PSP "ordenou que os ocupantes em fuga saíssem para o exterior a fim de serem abordados em segurança".

"Nessa altura, o condutor resolveu efetuar uma manobra repentina de inversão de marcha, atropelando o agente da PSP e circulando com o veículo sobre o corpo da vítima. Manobras estas que provocaram lesões graves ao nível torácico e abdominal, provocando-lhe perigo para a vida", explica a PJ.

A PSP já tinha referido, em comunicado, o momento do atropelamento: "Nesse local e de forma inusitada, o condutor da viatura suspeita terá efetuado marcha atrás, brusca e violentamente, embatendo num motociclo policial e atropelando um polícia, passando por cima do corpo do nosso agente pelo menos duas vezes".

É referido na nota da PJ que "algumas dezenas de metros adiante, os suspeitos decidiram abandonar o veículo e prosseguiram a fuga de modo apeado", tendo sido levadas a cabo "diligências urgentes que permitiram identificar os ocupantes do veículo em fuga".

O agente da PSP foi assistido no local e conduzido "em estado grave" para o Hospital de Santa Maria. "Neste momento encontra-se estável e fora de perigo, embora com lesões ao nível da grelha costal, pulmões, fígado, cabeça e perna esquerda", adiantou a nota desta terça-feira da PSP.

O jovem de 21 anos que foi detido vai agora ser presente às autoridades judiciárias no Tribunal Central de Instrução Criminal de Lisboa, para interrogatório e aplicação de medidas de cação, informa a PJ.

Detido condutor suspeito de atropelar agente da PSP. Preparava-se "para abandonar o território nacional"
Detido suspeito de envolvimento em atropelamento de agente da PSP

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt