Trauma facial violento e "provável" intervenção de terceiros. O que se sabe sobre a morte do pequeno Émile

Trauma facial violento e "provável" intervenção de terceiros. O que se sabe sobre a morte do pequeno Émile

Envolvimento da família ainda não foi descartado, disse MP francês. Após serem detidos por suspeita de homicídio voluntário e ocultação de cadáver, avós e tios foram libertados sem acusação.
Publicado a
Atualizado a

O caso do desaparecimento e morte de Émile, de dois anos e meio, chocou França e conheceu esta semana novos desenvolvimentos.

Os avós maternos e os tios de Émile Soleil foram detidos por suspeitas de “homicídio voluntário” e "ocultação de cadáver", tendo sido depois, na madrugada desta quinta-feira, libertados sem que fosse proferida uma acusação. Estiveram quase 48 horas em prisão preventiva.

Foram horas de interrogatório que ainda não permitiram aos procuradores descartar uma possível ligação familiar.

As investigações e pericias apontam para uma "provável" intervenção de terceiros no desaparecimento e morte de Émile.

Quando é que desapareceu Émile?

A criança de dois anos e meio foi dada como desaparecida a 8 de julho de 2023 na região dos Alpes-de-Haute-Provence, em França. Tinha acabado de chegar à casa dos avós maternos, na aldeia de Haut-Vernet, para as férias de verão. Terá sido visto pela última vez a brincar nas imediações da habitação.

Depois de várias buscas e de longos meses de investigação, foram descobertos os restos mortais da criança, no final de março de 2024, a cerca de 1,7 km da aldeia de onde foi dado como desaparecido.

MP francês acredita que corpo foi deslocado antes de ter sido descoberto

A investigação acredita que os restos mortais da criança foram deslocados antes de serem descobertos, em março do ano passado, quase nove meses depois de Émile ter sido dado como desaparecido.

O procurador Jean-Luc Blachon afirmou esta quinta-feira, em conferência de imprensa, que as conclusões dos relatórios dos peritos permitiram considerar que "as roupas e as ossadas foram transportados e depositados pouco antes de serem encontrados". "O corpo da criança não se decompôs nas roupas encontradas na floresta”, disse o magistrado do Ministério Público.

"Consideramos ainda a hipótese de o corpo não ter permanecido no mesmo local e no mesmo biótopo durante o processo de decomposição, e que não foi enterrado", acrescentou.

Análises sugerem "traumatismo facial violento". "Provável" intervenção de terceiros

Análises efetuadas ao crânio de Émile revelaram “a presença de estigmas anatómicos sugestivos de traumatismo facial violento”, revelou o procurador do Ministério Público francês.

Perante as investigações e as perícias efetuadas, o magistrado falou numa "provável" intervenção de terceiros no desaparecimento e morte da criança.

Envolvimento familiar não está descartado. Avós e tios libertados após serem detidos por suspeitas de "homicídio voluntário"

Na terça-feira, os franceses acordaram com a notícia de que os avós maternos e os tios de Émile tinham sido detidos por suspeitas de "homicídio voluntário" e "ocultação de cadáver" de Émile.

“Esta manhã, 25 de março de 2025, Philippe Vedovini e a sua mulher, avós de Emile Soleil, bem como dois dos seus filhos adultos, foram detidos por investigadores da unidade de investigação da gendarmaria de Marselha, acusados de homicídio voluntário e de ocultação de cadáver”, afirmou Jean-Luc Blanchon, procurador do Ministério Público, em comunicado enviado à AFP. As detenções ocorreram no ãmbito da fase de "verificação e comparação dos elementos e informações recolhidos durante as investigações efetuadas nos últimos meses”.

No mesmo dia da detenção dos familiares de Émile, as autoridades realizaram buscas em vários locais, abrangendo a casa dos avós. Foi apreendido um SUV e um atrelado para cavalos.

Dias antes da detenção, a 13 de março, foram realizadas buscas noturnas na aldeia onde está localizada a casa dos avós de Émile, tendo sido apreendida uma grande floreira.

Após dois dias de interrogatórios, os avós e tios da criança foram libertados na madrugada desta quinta-feira, sem ter sido proferida nenhuma acusação. No entanrto, os procuradores não descartam uma possível ligação familiar à morte da criança.

O Ministério Público francês referiu aos media que a investigação a um possível envolvimento da família ainda decorre, estando numa fase final, "mas isso não significa que esteja encerrada", disse o magistrado do Ministério Público.

Procurador justificou as detenções ao referir que "os membros da família estavam presentes na altura do desaparecimento da criança".

"Era necessário compreender a sua reação à luz das relações que unem esta família”, disse Jean-Luc Blanchon, indicando que os familiares da crianças "responderam a todas as perguntas que lhes foram colocadas".

O que tem sido feito pela polícia?

O coronel Christophe Berthelin, responsável pela investigação, afirmou na conferência de imprensa que, desde o desaparecimento de Émile, em julho de 2023, cerca 15 agentes foram mobilizados diariamente para a resolução do caso.

Segundo Berthelin, a polícia examinou “3141” participações e efetuou "287 entrevistas a testemunhas”, incluindo a quatro casos de custódia policial.

"Passámos a pente fino 285 hectares no âmbito das investigações judiciais e 7405 entidades foram introduzidas nas nossas bases de dados”, disse.

Foram "efetuadas análises técnico-científicas a 27 veículos”, tendo sido realizadas "50 buscas judiciais" e "38 buscas digitais".

Apesar dos novos desenvolvimentos, ainda não se sabe o que aconteceu à criança de dois anos e meio. "Os juízes de instrução continuam determinados a esclarecer as circunstâncias do desaparecimento e da morte de Émile Soleil", vincou o procurador do Ministério Público.

Trauma facial violento e "provável" intervenção de terceiros. O que se sabe sobre a morte do pequeno Émile
Avós e tios de Émile libertados sem acusação. “Provável" intervenção de terceiros na morte da criança, diz MP
Trauma facial violento e "provável" intervenção de terceiros. O que se sabe sobre a morte do pequeno Émile
Morte de Émile. Avós e tios da criança detidos por suspeita de homicídio

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt