Antes do encontro no Alasca, Putin elogia "esforços enérgicos" de Trump para pôr fim à guerra na Ucrânia
O presidente russo Vladimir Putin elogiou esta quinta-feira, 14 de agosto, os esforços “enérgicos e sinceros” dos Estados Unidos para pôr fim aos combates na Ucrânia, na véspera da cimeira no Alasca com o homólogo norte-americano, Donald Trump.
Os Estados Unidos “estão a envidar, na minha opinião, esforços muito enérgicos e sinceros para pôr fim às ações militares e à crise” na Ucrânia, disse Putin no início de uma reunião extraordinária com altos funcionários do governo e do Kremlin (presidência).
Putin vai reunir-se com Trump na sexta-feira, no território norte-americano do Alasca, naquele que será o primeiro encontro presencial entre os dois chefes de Estado desde o regresso do líder republicano ao poder, em janeiro.
Ucrânia, segurança internacional e "enorme" potencial das relações económicas na agenda
Nesse encontro, os dois líderes vão discutir o conflito na Ucrânia e a segurança internacional numa cimeira com início às 11h30 locais (20h30 em Lisboa), de acordo com o anúncio feito pelo Kremlin. A relação económica entre os dois países também será abordada, segundo a presidência russa.
A reunião será seguida de uma conferência de imprensa conjunta de Vladimir Putin e Donald Trump, disse o conselheiro diplomático do presidente russo, Yuri Uchakov, citado pelas agências noticiosas russas e internacionais.
“O tema central será a resolução da crise ucraniana (…). Mas, naturalmente, tarefas mais amplas para garantir a paz e a segurança, bem como questões internacionais e regionais atuais e mais urgentes, também serão abordadas”, precisou Ushakov.
Putin e Trump também irão abordar o "enorme potencial" por explorar das relações económicas entre a Rússia e os EUA, acrescentou o conselheiro do presidente russo.

