Operação em larga escala nos EUA contra imigração começa na terça-feira "em todo o país"
Donald Trump prometeu uma deportação de imigrantes ilegais em larga escala no primeiro dia como 47º presidente dos EUA e tudo indica que vai cumprir. Está previsto para terça-feira, um dia após a tomada de posse, uma grande operação que visa os imigrantes que se encontram em situação irregular.
O The Wall Street Journal avança que esta grande operação será em Chicago, mas o "czar das fronteiras de Donald Trump já veio dizer que vai ser em todo o território norte-americano. "Vai haver uma grande rusga em todo o país”, disse à Fox News Tom Homan, escolhido por Trump para liderar a política das fronteiras.
As principais cidades dos EUA deverão ser palco da vontade de Trump em intensificar a fiscalização da imigração ilegal no país.
“Vão ver detenções em Nova Iorque, em Miami”, disse à Reuters fonte conhecedora do plano que o novo presidente quer implementar logo a seguir à tomada de posse para um segundo mandato.
Na mira das autoridades estarão as regiões com maior população imigrante, como a zona de Chicago, avança a CBS.
Segundo a estação de televisão, os agentes do Serviço de Imigração e Alfândega (ICE, na sigla em inglês) terão como prioridade deter e deportar a maioria dos imigrantes ilegais, indo contra o que o ainda presidente dos EUA estabeleceu. A administração de Joe Biden limitava a ação do ICE aos imigrantes ilegais com antecedentes criminais graves e aos que representavam uma ameaça à segurança nacional".
Explica a CBS que Homan afirmou que a nova administração continuará a dar prioridade à detenção de imigrantes não autorizados com registos criminais, mas ninguém que está no país de forma ilegal estará livre da aplicação da lei da imigração.
É ainda referido que o "czar das fronteiras" disse mesmo que se os agentes do ICE encontrarem imigrantes não autorizados no país, que não sejam criminosos, durante as operações, eles podem ser presos.