Kamala Harris, candidata democrata à presidência dos EUA
Kamala Harris, candidata democrata à presidência dos EUAEPA/WILL OLIVER

Kamala Harris desafia Trump a fazer um teste cognitivo após provocação

Desafiada pelo candidato republicano, Kamala Harris disse estar preparada para fazer um teste cognitivo. "Eu desafiá-lo-ia a fazer o mesmo teste", afirmou a democrata. "Ele está cada vez mais instável e desequilibrado", considerou.
Publicado a
Atualizado a

A candidata democrata à presidência dos Estados Unidos da América (EUA), Kamala Harris, afirmou esta segunda-feira estar preparada para fazer um teste cognitivo após ter sido desafiada pelo seu rival republicano, Donald Trump, a quem convidou a fazer o mesmo.

A apenas uma semana das eleições de 5 de novembro, a já tensa corrida à Casa Branca está a transformar-se cada vez mais num confronto pessoal entre os dois candidatos, com a atual vice-presidente a apontar os discursos divagantes do ex-presidente como sinais da sua "instabilidade".

Donald Trump, que aos 78 anos será o presidente mais velho a tomar posse caso for eleito, retorquiu e descreveu Kamala Harris como uma "idiota" que devia "fazer um teste cognitivo".

Questionada pela emissora televisiva norte-americana CBS, sobre se estaria disposta a submeter-se a esse teste, a candidata democrata de 60 anos respondeu "claro".

"Eu desafiá-lo-ia a fazer o mesmo teste", acrescentou a política com um sorriso.

"Ele está cada vez mais instável e desequilibrado, e rebaixa-se a insultos porque, na verdade, não tem uma agenda para o povo americano", respondeu, considerando-o "inapto" para ocupar o cargo de Presidente.

Ao passo que Harris tenta conquistar o eleitorado do centro e, em particular, os republicanos mais moderados, Donald Trump adota a estratégia oposta, reforçando a sua base de direita radical com uma retórica virulenta contra os seus adversários e os imigrantes.

Cerca de 43 milhões de norte-americanos já votaram antecipadamente nesta eleição, que promete ser a mais renhida da história moderna dos EUA.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt