Gisèle Pelicot à chegada ao tribunal
Gisèle Pelicot à chegada ao tribunalEPA/GUILLAUME HORCAJUELO

Francesa Gisèle Pelicot diz que vítimas de violência sexual "não estão sozinhas"

Gisèle Pelicot foi drogada pelo marido durante dez anos para a sujeitar a dezenas de homens que a violaram enquanto estava inconsciente. O julgamento de Dominique Pelicot acabou por ser suspenso. Tribunal constituiu equipa médica sobre o "real estado de saúde" do principal acusado, ausente por doença.
Publicado a
Atualizado a

A francesa Gisèle Pelicot, drogada pelo marido durante dez anos para a sujeitar a dezenas de homens que a violaram enquanto estava inconsciente, dirigiu uma mensagem às vítimas de violência sexual afirmando que "não estão sozinhas".

Numa breve declaração à imprensa antes do início da audiência em Avignon (sudeste de França), na qual o ex-marido e outros 50 homens estão a ser julgados por a terem violado, Gisèle Pelicot agradeceu o apoio que tem recebido desde o início do julgamento e, em particular, as manifestações organizadas em França no passado sábado.

"Graças a todos, tenho a força necessária para levar este combate até ao fim. Dedico este combate a todas as pessoas, mulheres e homens de todo o mundo que são vítimas de violência sexual. A todas estas vítimas, quero dizer hoje que olhem à vossa volta, não estão sozinhas", afirmou.

As palavras de Pelicot foram proferidas minutos antes do início previsto de uma audiência que não contou com a presença do principal arguido, Dominique Pelicot, porque, como referiu a advogada, Béatrice Zavarro, lhe foi diagnosticada uma infeção renal. 

O julgamento de Dominique Pelicot acabou, entretanto, por ser suspenso pouco depois de ter começado.

O tribunal decidiu constituir uma equipa médica que informasse sobre o "real estado de saúde" do principal acusado, ausente por doença.

O presidente do Tribunal Penal de Vaucluse, Avignon, (sudeste de França), Roger Arata, anunciou a suspensão para se reunir primeiro com os advogados e nomear os peritos que devem determinar se Dominique Pelicot pode assistir ao julgamento nos próximos dias.

Trata-se de uma questão fundamental para a decisão que terá de tomar sobre a continuação ou adiamento do julgamento, seja por alguns dias ou por um período muito mais longo, o que implicaria uma nova programação da agenda das dezenas de pessoas envolvidas.

A advogada de Dominique Pelicot, Béatrice Zavarro, queixou-se de que o cliente tinha conhecimento da doença há mais de uma semana, mas só nas últimas horas começou a receber tratamento médico.

Béatrice Zavarro disse aos jornalistas pouco antes do início da audiência que lhe tinha sido diagnosticada "uma pedra na vesícula e uma infeção nos rins, o que impediu a comparência em tribunal hoje de manhã.

A advogada reiterou que Dominique Pelicot pretende testemunhar e que a sua doença não é um estratagema da defesa.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt