Em Amarante há um novo Folar de Páscoa inspirado no doce conventual local
As lérias, doce conventual de Amarante, inspiraram o chef pasteleiro Ricardo Tiago a fazer uma reinterpretação do Folar de Páscoa. Durante esta época, a Casa das Lérias, unidade hoteleira situado no centro daquela cidade do distrito do Porto, disponibiliza o novo Folar das Lérias, uma versão deste clássico com os sabores e texturas do doce tradicional local.
Com uma produção limitada, este doce é composto por várias camadas de Lérias e bolo de amêndoa, recheado com creme de limão e decorado com ovos banhados em chocolate.
“O folar é um dos símbolos mais emblemáticos da Páscoa em Portugal, associado à amizade, à união e à partilha. É habitual ser oferecido pelas madrinhas aos seus afilhados no Domingo de Páscoa, como gesto de carinho e celebração, e queremos que o Folar das Lérias faça parte desta tradição, acrescentando-lhe um sabor ainda mais especial”, explica o chef pasteleiro em comunicado.
O folar está disponível na cafetaria da Casa das Lérias até ao dia 30 por 17,50 euros.
Historicamente servidas como sobremesa apenas em dias de festas ou refeições importantes, as lérias tradicionais estão também disponíveis. Além de receita clássica, há versões desenvolvidas pelos chefs Miguel Rocha Vieira - responsável pela gestão de F&B dos hotéis geridos pela AHM - Ace Hospitality Management - e Ricardo Tiago, nomeadamente de cacau, maçã e canela, especiarias, vinho do Porto e citrinos.
Situada no centro histórico de Amarante, a poucos metros da Igreja e Ponte de São Gonçalo e com uma vista privilegiada sobre o rio Tâmega, a Casa da Lérias é um boutique hotel rodeado pelo Parque Florestal da cidade, composta por 23 quartos, cujo design minimalista é inspirado pela obra do pintor Amadeo de Souza-Cardoso. A unidade conta ainda com uma sala de massagens, uma piscina e um bar/cafetaria.