Rua da Oura, onde ocorreu na madrugada desta terça-feira um atropelamento que provocou 12 feridos, em Albufeira.
Rua da Oura, onde ocorreu na madrugada desta terça-feira um atropelamento que provocou 12 feridos, em Albufeira.Foto: LUIS FORRA/Lusa

PSD defende novo modelo turístico para Albufeira após atropelamento na Oura

Os sociais-democratas defendem que Albufeira deve evoluir de um modelo assente sobretudo na quantidade de turistas para outro “baseado na qualidade e no valor acrescentado.
Publicado a
Atualizado a

O PSD de Albufeira, no distrito de Faro, defende uma “reflexão pública” sobre o modelo turístico para o concelho, na sequência do atropelamento na Oura que provocou 16 feridos na terça-feira, 25 de agosto, perspetivando maior segurança e sustentabilidade.

Numa nota de imprensa, os sociais-democratas defendem que Albufeira deve evoluir de um modelo assente sobretudo na quantidade de turistas para outro “baseado na qualidade e no valor acrescentado, preservando simultaneamente a identidade local, as tradições e a qualidade de vida dos residentes”.

Entre as medidas defendidas está a atração de um turismo “mais qualificado e respeitador da comunidade local”, bem como a recuperação de algumas zonas da cidade para famílias e residentes.

O partido defende também o reforço da segurança e o combate a comportamentos que possam prejudicar a imagem de Albufeira enquanto destino turístico.

Para o PSD, a resposta aos desafios do concelho deverá resultar de uma estratégia conjunta, envolvendo o Governo, o município, empresários, forças de segurança, operadores turísticos e a população.

Os sociais-democratas sustentam que Albufeira “tem capacidade para se reinventar” e defendem a abertura de um “novo ciclo turístico assente na segurança, sustentabilidade, valorização económica e respeito pela identidade local”.

A posição surge na sequência do atropelamento ocorrido na madrugada de terça-feira na zona da Oura, que provocou 16 feridos, dois em estado grave, e que o partido considera “dever servir para relançar o debate” sobre o futuro turístico do concelho.

O condutor, de 35 anos, que passava férias em Albufeira, foi detido com uma taxa de alcoolemia de 1,29 gramas de álcool por litro de sangue após fugir à polícia e atropelar as pessoas quando se encontravam na via pública. A zona da Oura é um local de concentração de vários bares e no período noturno está interditada à circulação automóvel.

O autor do atropelamento foi ouvido na quinta-feira em primeiro interrogatório judicial, no Tribunal de Albufeira, tendo-lhe sido aplicada prisão preventiva, a medida de coação mais gravosa.

A Câmara de Albufeira era um bastião da coligação PSD/CDS-PP, mas em 2025 a liderança passou para o Chega e o executivo é presidido por Rui Cristina.

Rua da Oura, onde ocorreu na madrugada desta terça-feira um atropelamento que provocou 12 feridos, em Albufeira.
Polícia Municipal de Albufeira analisa novos dispositivos de segurança na zona dos bares após atropelamento
Rua da Oura, onde ocorreu na madrugada desta terça-feira um atropelamento que provocou 12 feridos, em Albufeira.
16 feridos em atropelamento em Albufeira. Condutor estava embriagado e desobedeceu a ordem da GNR
Diário de Notícias
www.dn.pt