Megaoperação de fiscalização a estabelecimentos comerciais e pessoas na zona do Martim Moniz
O Comando Metropolitano de Lisboa da Polícia de Segurança Pública (PSP) está a levar a cabo, em colaboração com a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) e Segurança Social (SS), uma operação policial na zona do Martim Moniz, na freguesia lisboeta de Santa Maria Maior.
Estão a decorrer ações de fiscalização a estabelecimentos comerciais e pessoas, com vista a verificar a sua legalidade em território nacional, adianta um comunicado enviado às redações.
A PSP adianta, num comunicado enviado às redações, que empenha nesta operação várias valências, nomeadamente Divisão de Investigação Criminal, Divisão de Segurança a Transportes Públicos, Divisão de Trânsito, Núcleo Segurança Privada, Núcleo de Estrangeiros e Controlo Fronteiriço, Equipas de Intervenção Rápida, Equipas de Prevenção e Reação Imediata, bem como a Unidade Especial de Polícia.
De acordo com um balanço feito às 12:00 pela subcomissária da PSP, Ana Ricardo, esta ação desenvolve-se no âmbito da campanha nacional “Portugal Sempre Seguro”, que “visa reforçar a sensação de segurança dos nossos concidadãos”.
O Centro Comercial da Mouraria foi o “local escolhido por motivos estratégicos”, assim como a hora de início da operação, pelas 10:30, para conjugar “com a abertura do centro comercial”, e visa identificar situações de “imigração ilegal e tráfico de seres humanos”.
Aquando deste balanço não havia detidos, mas já várias pessoas foram identificadas.