Iniciativa Liberal chama pessoas por identificar a serem ouvidas na CPI dos exames nacionais
A Iniciativa Liberal incluiu pessoas por identificar na lista de audições que o seu grupo parlamentar pretende realizar na comissão parlamentar de inquérito (CPI) aos exames nacionais. Em causa estão os responsáveis pelo processo de digitalização de exames e correção de erros e os responsáveis pela auditoria que identificou falhas nessa digitalização e correção.
Também no requerimento enviado pela IL ao presidente da CPI aos exames nacionais, Emídio Guerreiro, estão o ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre; e o secretário de Estado Adjunto e da Educação, Alexandre Homem Cristo, responsáveis pela tutela. E o atual e anterior presidentes do Júri Nacional de Exames, Rui Silva Pires e Luís Duque Almeida.
Também serão chamados a prestar esclarecimentos aos deputados Luís Miguel Pereira dos Santos, na dupla condição de atual presidente do Conselho Diretivo do EduQA - Instituto de Educação, Qualidade e Avaliação e de antigo presidente do IAVE - Instituto de Avaliação Educativa, tendo sido o representante na assinatura do contrato de prestação de serviços com a BLAT - Creative Powerhouse, para o processo de digitalização. E ainda André Fernandes, managing partner da BLAT - Creative Powerhouse, António Lagartixo, CEO e managing partner da Deloitte Portugal e/ou Sérgio Lee, membro do Conselho Executivo e Chief Strategy Officer da Deloitte Portugal.
No que toca a documentação, a Iniciativa Liberal solicitou que a CPI aos exames nacionais, aprovada pela Assembleia da República após requerimento do Bloco de Esquerda, tenha acesso a toda a correspondência eletrónica trocada entre o Ministério da Educação, Ciência e Inovação, o IAVE, o EduQA, o Júri Nacional de Exames e demais serviços envolvidos no âmbito do projeto-piloto da classificação digital da prova de Filosofia, em 2025, e do processo que conduziu à decisão da generalização dessa classificação digital no ano seguinte.
Também foi requerido pelo grupo parlamentar liberal, representado pela deputada Angélique da Teresa nesta CPI, a documentação relativa ao projeto-piloto de 2025, englobando a auditoria com todas as falhas reportadas e todos os documentos que suportaram a sua avaliação.
De igual modo, a Iniciativa Liberal pretende que a CPI aos exames nacionais aceda a toda a documentação que suportou a decisão de generalizar a classificação digital a todos os exames nacionais em 2026, informações relativas à sua implementação, a identificação de todas as entidades públicas e privadas envolvidas no projeto e a identificação da "entidade, serviço ou responsável que prestou ao membro do Governo a garantia de que estavam reunidas as condições técnicas e operacionais para avançar com a generalização da classificação digital".
