Catarina Martins é o nome desejado pelo Bloco de Esquerda.
Catarina Martins é o nome desejado pelo Bloco de Esquerda.Líbia Florentino / Global Imagens

Bloco de Esquerda aprova apoio a candidatura de Catarina Martins à presidência da República

Partido diz que candidata é corpo "à garantia constitucional de um Estado social eficiente, tal como à rejeição de todo o militarismo”.
Publicado a
Atualizado a

O Bloco de Esquerda (BE) anunciou este domingo, 21 de setembro, o apoio à candidatura de Catarina Martins à Presidência da República, com o objetivo de mobilizar a esquerda nestas eleições.

“O Bloco de Esquerda considera indispensável a presença desta alternativa. O Bloco apoiará a candidatura de Catarina Martins e empenhar-se-á na sua campanha eleitoral”, lê-se numa resolução aprovada pela Mesa Nacional do BE.

Neste documento, o partido recorda que, em junho, a Mesa Nacional reiterou a posição a favor de uma candidatura de convergência ampla nas eleições presidenciais: “Para concretizar esse objetivo, a direção do Bloco fez todas as diligências ao seu alcance. Contudo, esse caminho não foi viabilizado por pessoa independente que o representasse”.

O BE considerou agora que a candidatura de Catarina Martins, atualmente no Parlamento Europeu, dá corpo à garantia constitucional de um Estado social eficiente, “tal como à rejeição de todo o militarismo”.

“Esta é uma candidatura aberta e empenhada num país que seja a comunidade de quem nele vive, rejeitando as políticas de ódio e exploração que nos arrastam para a saída neofascista. É a voz da liberdade”, defendeu o Bloco.

As eleições presidenciais estão marcadas para 18 de janeiro de 2026.

Catarina Martins é o nome desejado pelo Bloco de Esquerda.
Catarina Martins anuncia candidatura a Belém

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt