Livre avança com Comissão Parlamentar de Inquérito à gestão do apagão
O Livre vai avançar, já no primeiro dia de trabalho parlamentar (que acontece esta terça-feira), com uma proposta para se criar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) à gestão do apagão energético de 28 de abril.
A intenção do partido é "apurar as causas e os efeitos" do episódio, bem como "a avaliação do desempenho das entidades públicas nesse contexto", incluindo o "grau de preparação e planeamento".
Além disso, o Livre avançará ainda com mais duas propostas: por um lado, o partido vai dar entrada a um projeto para tentar que o Governo reconheça o Estado da Palestina. Desde que esteja garantida a "exclusão de qualquer grupo terrorista como representante do povo palestiniano" e que seja mantida a Autoridade Palestiniana como "interlocutora". E, por outro, o Livre quer que avance a regulamentação do Fundo de Emergência para a Habitação - que já foi aprovado, mas não foi regulamentado e "já poderia ter ajudado as famílias em cerca de 100 milhões de euros".
Anunciada pelo Livre foi, também, a reeleição de Isabel Mendes Lopes como líder da bancada parlamentar do partido (que passou de quatro para seis deputados nesta legislatura).
Como primeiro debate para fixar a ordem do dia dos trabalhos parlamentares, o Livre vai avançar com uma discussão sobre a "regulamentação da publicidade ao jogo online".