Alexandra Leitão confirma acordo do PS com Livre, Bloco e PAN para Lisboa
Alexandra Leitão comunicou às rádios Antena 1 e TSF que o acordo entre Partido Socialista, Livre, Bloco de Esquerda e PAN está fechado. Há, portanto, uma “coligação alargada”, avançou à TSF e Antena 1, referindo-se à corrida às autárquicas por Lisboa, com o intuito de destronar a candidatura de Carlos Moedas, apoiado por PSD, CDS-PP e Iniciativa Liberal.
Tal como o DN noticiou, as conversas decorriam desde janeiro, inclusivamente com o PCP, que, por ter, sucessivamente, João Ferreira eleito como vereador em várias autárquicas, se mantém fora do acordo. Há acordo para a câmara, assembleia e freguesias nas listas, um dado importante para a possível sustentabilidade do acordo caso os membros sejam eleitos.
“Esta coligação será apresentada e assinado o acordo amanhã [sexta-feira, 18 de julho] ao meio-dia no Miradouro de São Pedro de Alcântara”, adianta Alexandra Leitão, ex-líder parlamentar do PS e escolhida ainda por Pedro Nuno Santos para a corrida à capital.
O anúncio do acordo da coligação era esperado por Livre, Bloco e PAN, dado ser o cabeça de lista pertencente ao PS. Ainda assim, Alexandra Leitão irá, ao final desta tarde, participar na reunião da concelhia de Lisboa, onde existirá a votação da aprovação dos cabeças de lista. Surpreendeu ao anunciar o acordo antes mesmo do sufrágio, apesar de garantido, como o DN avançou, esse mesmo parecer favorável dos socialistas. Depois de pelo menos três Comissões Políticas para este efeito, onde se começou a desenhar a possibilidade de um acordo à esquerda do Parlamento, será, finalmente, ratificada a coligação.
“É um acordo assente em linhas programáticas claras, não é um acordo contra ninguém”, afirma, recusando qualquer ataque a Carlos Moedas e restantes parceiros. “É assente em linhas de progressismo, humanismo e para resoluções concretas dos problemas da cidade”, concretiza.