Dias de falta de água foram marcados por protestos.
Dias de falta de água foram marcados por protestos.Foto: José Sena Goulão / Lusa

Interrupção temporária no abastecimento de água na Costa de Caparica nesta quinta-feira

Em causa uma intervenção de reparação na sequência da identificação de uma rotura de abastecimento de água.
Publicado a: 
Atualizado a: 

Uma intervenção de reparação na sequência da identificação de uma rotura de abastecimento de água à Costa da Caparica vai obrigar esta quinta-feira, 1 de outubro, a uma interrupção temporária do abastecimento a partir das 14 horas, informaram esta quarta-feira os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) de Almada.

"Os SMAS de Almada irão desenvolver todos os esforços para minimizar o impacto da intervenção e repor o abastecimento com a maior brevidade possível", pode ler-se numa nota no site da Câmara de Almada, que apela à compreensão dos munícipes.

Recorde-se que o município de Almada, no distrito de Setúbal, esteve em situação de alerta desde o início de julho e até final de agosto devido sucessivas falhas no abastecimento de água, com especial incidência na Costa da Caparica, que levaram à realização de vários protestos por parte da população.

Em 09 de setembro, a ministra do Ambiente anunciou que o Governo quer ter dentro de quatro meses uma solução para a falta de água na denominada Margem Sul, partindo da Barragem de Castelo de Bode e/ou do rio Tejo.

Maria da Graça Carvalho, que falava numa audição na Comissão de Ambiente da Assembleia da República, disse que a solução técnica será complementar ao uso de águas subterrâneas e acrescentou que, por despacho já publicado, a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e o Grupo ÁdP (Águas de Portugal) foram incumbidos de apresentar um projeto no prazo de 120 dias.

Face a este anúncio, Inês de Medeiros referiu que os compromissos assumidos pela ministra dão esperança de que esta solução possa estar operacional o mais rapidamente possível.

“Esta solução não substituirá as atuais captações. Destina-se a reforçar a segurança e a resiliência do sistema, reduzindo a vulnerabilidade que ficou tão evidente durante a crise vivida no início deste verão”, sustentou a autarca, lembrando que a crise vivida “tornou clara para todos a fragilidade estrutural” já antes identificada.

Dias de falta de água foram marcados por protestos.
Almada vai assinar acordo com EPAL para estudar reforço do abastecimento de água
Dias de falta de água foram marcados por protestos.
"O problema deste verão não é coisa que Almada possa resolver sozinha. O nosso subsolo não tem água suficiente"
Dias de falta de água foram marcados por protestos.
Reservas de água em Almada estabilizam após crise no abastecimento
Dias de falta de água foram marcados por protestos.
Almada. Reservas de água atingem 78% e permitem alívio gradual de algumas medidas
Diário de Notícias
www.dn.pt