Donald Trump falou ao telefone com Vladimir Putin
Donald Trump falou ao telefone com Vladimir Putin EPA/AARON SCHWARTZ / POOL

Trump diz que Putin aceitou suspender ataques a Kiev durante uma semana

"Muitas pessoas disseram-me para não desperdiçar tempo com o telefonema, que não conseguiria nada. E, no entanto, ele concordou. Foi muito gentil", revelou o presidente norte-americano.
Publicado a
Atualizado a

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou esta quinta-feira (29) que o presidente russo, Vladimir Putin, aceitou suspender os ataques a Kiev e a outras cidades ucranianas durante uma semana. Segundo Trump, a decisão foi tomada após um pedido direto seu, tendo em conta o rigor do inverno na Ucrânia.

“Pedi pessoalmente ao presidente Putin que não bombardeasse Kiev e várias cidades durante uma semana, e ele aceitou”, declarou Trump durante uma reunião de gabinete na Casa Branca, referindo-se ao “frio extraordinário” que atinge aquela região. O presidente norte-americano descreveu a atitude de Putin como “muito gentil”: "Muitas pessoas disseram-me para não desperdiçar tempo com o telefonema, que não conseguiria nada. E, no entanto, ele concordou. Foi muito gentil", acrescentou Trump.

As declarações do presidente norte-americano surgem num momento em que decorrem negociações entre a Rússia e a Ucrânia, mediadas pelos Estados Unidos. O enviado especial da Casa Branca para essas negociações, Steve Witkoff, confirmou que os contactos diplomáticos deverão prosseguir na próxima semana e que existem “desenvolvimentos positivos”, sobretudo no que diz respeito à discussão sobre territórios.

De acordo com Witkoff, as partes estão a negociar questões territoriais e já registaram avanços significativos noutros domínios. “O acordo sobre o protocolo de segurança está, em grande parte, concluído, tal como o acordo sobre a recuperação económica”, afirmou, à margem da reunião.

Trump voltou a mostrar-se otimista quanto ao desfecho do conflito, afirmando acreditar que o fim da guerra na Ucrânia poderá estar próximo. “Pusemos fim a oito guerras e creio que outra está a chegar ao fim”, disse, destacando o trabalho de Steve Witkoff e de Jared Kushner nos esforços diplomáticos em curso.

Até ao momento, nem Moscovo nem Kiev confirmaram oficialmente a informação avançada pelo presidente norte-americano.

Donald Trump falou ao telefone com Vladimir Putin
Relatório indica que vítimas da guerra na Ucrânia podem chegar em breve aos dois milhões
Donald Trump falou ao telefone com Vladimir Putin
Kremlin disponível para organizar encontro entre Putin e Zelensky em Moscovo

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt