Ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro reage, em Brasília, ao primeiro dia de votações no Supremo Tribunal Federal.
Ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro reage, em Brasília, ao primeiro dia de votações no Supremo Tribunal Federal.EPA/ANDRE BORGES

Por unanimidade, Bolsonaro vira réu por tentativa de golpe de Estado no Brasil e vai ser julgado

Supremo Tribunal Federal brasileiro decide que ex-presidente e sete aliados devem ser julgados pelos atos de vandalismo em Brasília no dia 8 de janeiro de 2023. Veja o voto de Alexandre de Moraes.
Publicado a
Atualizado a

O Supremo Tribunal Federal (STF) brasileiro decidiu, por unanimidade, tornar o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados réus por tentativa de golpe de Estado.

As acusações remontam aos atos de vandalismo praticados em Brasília, capital do Brasil, no dia 8 de janeiro de 2023, quando milhares de pessoas invadiram os prédios da sede da administração Federal brasileira.

O procedimento no STF analisou a denúncia entregue pela Procuradoria Geral da República, com base nas investigações da Polícia Federal, na qual Jair Bolsonaro e os aliados são acusados de formar uma "organização criminosa" para incentivar os atos praticados, com a intenção de realizar um golpe de Estado. O ex-presidente é considerado o líder do movimento golpista.

Para o julgamento avançar, era necessário haver aprovação da maioria dos ministros do STF. Os cinco ministros votaram a favor. Com a aprovação, o caso prossegue, agora, como uma ação penal, com os envolvidos tornando-se formalmente réus.

Veja trechos do voto de Alexandre de Moraes.

"A organização criminosa seguiu todos os passos necessários para depor o governo legitimamente eleito. Objetivo que, buscado com todo o empenho e realizações de atos concretos, não se concretizou por circunstâncias que as atividades dos denunciados não conseguiram superar: a resistência dos comandantes do Exército e da Aeronáutica às medidas de exceção", declarou o ministro Alexandre de Moraes durante a apresentação do seu voto pela acusação de Bolsonaro e demais investigados.

Os demais ministros acompanharam o voto do relator.

Os oito réus enfrentam agora a abertura do processo penal, com a Procuradoria Geral da República a apresentar provas e as defesas de cada um dos acusados a atuar. O processo poderá resultar em penas de prisão.

Jair Bolsonaro torna-se o primeiro ex-presidente brasileiro acusado de golpe de Estado.

Ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro reage, em Brasília, ao primeiro dia de votações no Supremo Tribunal Federal.
Bolsonaro chega aos 70 anos no pior momento da carreira
Ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro reage, em Brasília, ao primeiro dia de votações no Supremo Tribunal Federal.
Bolsonaro diz-se perseguido pela Justiça e compara o Brasil à Venezuela e à Nicarágua

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt