As forças russas retomaram os ataques aéreos contra a Ucrânia após uma curta trégua na Páscoa.
As forças russas retomaram os ataques aéreos contra a Ucrânia após uma curta trégua na Páscoa. EPA/Serviço de imprensa da 93ª Brigada Mecanizada

Putin diz estar aberto a iniciativas para a paz na Ucrânia

Trump disse esperar um acordo entre Moscovo e Kiev esta semana e que as duas partes poderão fazer bons negócios com os EUA.
Publicado a
Atualizado a

O presidente russo, Vladimir Putin, confirmou esta segunda-feira que a trégua que decretou durante a Páscoa terminou e garantiu que Moscovo está aberto a quaisquer iniciativas para a paz na Ucrânia, dizendo esperar que Kiev faça o mesmo. “Temos sempre uma atitude positiva em relação a uma trégua, e é por isso que tomamos esta iniciativa, especialmente porque estamos a falar dos dias brilhantes da Páscoa”, afirmou Putin, citado pela Reuters. “Sempre falámos sobre isso, que temos uma atitude positiva em relação a qualquer iniciativa de paz. Esperamos que os representantes do regime de Kiev sintam o mesmo”, acrescentou o líder russo.

A Rússia retomou esta segunda-feira os ataques aéreos de longo alcance contra a Ucrânia, após uma breve pausa no domingo devido à trégua declarada pelo Kremlin para a Páscoa. No Telegram, a força Aérea ucraniana deu conta do envio de drones kamikaze russos Shahed para várias regiões do centro, sul e leste da Ucrânia.

A agência de notícias pública Ukrinform noticiou explosões nas regiões de Mykolayiv e Kherson (sul) e Cherkasy (centro).

De acordo com as autoridades da província de Kherson, três pessoas morreram nesta região, em consequência de ataques russos. A fonte não especificou se as mortes ocorreram antes ou depois do término da trégua.

O presidente ucraniano denunciou a violação do cessar-fogo de 30 horas pela Rússia em quase 3000 ocasiões, com ataques de artilharia, de drones e dezenas de ataques de infantaria terrestre. Volodymyr Zelensky também reconheceu e comemorou o fim dos ataques aéreos de longo alcance no domingo, propondo a Vladimir Putin estender por um período de 30 dias a trégua no lançamento de drones e mísseis contra infraestruturas civis nas retaguardas ucraniana e russa. Washington disse que veria com satisfação uma extensão da trégua.

O chefe de Estado ucraniano já tinha levantado a possibilidade de prolongar a trégua total - que Kiev alega não ter sido respeitada pela Rússia - para um mês. O Kremlin recusou-se a prolongar a trégua e retomou os ataques aéreos, sendo que esta segunda-feira o presidente russo afirmou que Moscovo precisa de estudar cuidadosamente esta e outras propostas.

No domingo à noite, o presidente dos Estados Unidos disse esperar um acordo “durante a semana” entre Moscovo e Kiev. “Ambos poderão então fazer bons negócios com os Estados Unidos da América em expansão e fazer uma fortuna!”, acrescentou Donald Trump. Um sinal de esperança que surge depois do secretário de Estado norte-americano Marco Rubio ter dito na sexta-feira que os EUA podem abandonar os esforços para um acordo de paz se não houver progresso nos próximos dias.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt