Vladimir Putin, presidente russo, está em Bishkek, capital do Quirguistão.
Vladimir Putin, presidente russo, está em Bishkek, capital do Quirguistão.FOTO: EPA/ALEXANDER KAZAKOV

Putin admite terminar conflito se a Ucrânia retirar forças dos territórios que diz ter ocupado

O presidente russo disse que projeto de acordo de Trump é uma boa base de trabalho mas deixou um aviso a Kiev: "Se não saírem, expulsá-las-emos pela força militar."
Publicado a
Atualizado a

O presidente russo Vladimir Putin afirmou esta quinta-feira, 27 de novembro, que Moscovo terminará a guerra com a Ucrânia no caso de Kiev retirar as suas forças dos territórios que a Rússia alega ter anexado.

"Se as tropas ucranianas abandonarem os territórios ocupados, cessaremos as hostilidades. Se não saírem, expulsá-las-emos pela força militar", declarou numa conferência de imprensa em Bishkek, capital do Quirguistão, onde está a realizar uma visita de Estado.

Putin afirmou que as forças russas estavam a avançar na Ucrânia a um ritmo mais acelerado e que considera a liderança ucraniana ilegítima, o que, no seu entender, inviabiliza a assinatura de um acordo legal. Por isso, defendeu que é importante garantir um acordo reconhecido pela comunidade internacional e que esta reconhecesse as conquistas russas.

O presidente russo afirmou ainda que as linhas gerais do projeto de plano de paz discutido pelos EUA e Ucrânia poderiam servir de base para futuros acordos que visem pôr fim ao conflito, mas que, caso contrário, a Rússia continuaria a lutar. Para Putin alguns pontos deste projeto ainda precisam de ser discutidos.

"Em geral, concordamos que esta pode ser a base para futuros acordos", disse Putin.

O Presidente da Rússia disse ainda que se a Europa quisesse uma promessa de não a atacar, a Rússia estaria disposta a dar essa promessa.

Vladimir Putin, presidente russo, está em Bishkek, capital do Quirguistão.
Ataque russo a Kiev faz seis mortos. "Putin deu a sua resposta terrorista às propostas de paz dos EUA"
Vladimir Putin, presidente russo, está em Bishkek, capital do Quirguistão.
Rússia considera inúteis esforços europeus para resolução do conflito na Ucrânia

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt