Presidente da Índia realiza visita de Estado a Portugal no início da próxima semana
Rede social X / @rashtrapatibhvn

Presidente da Índia realiza visita de Estado a Portugal no início da próxima semana

Visita de Estado de Droupadi Murmu "contribuirá para o contínuo reforço das relações muito estreitas entre os dois países", segundo Marcelo Rebelo de Sousa.
Publicado a
Atualizado a

A presidente da República da Índia, Droupadi Murmu, vai estar em Portugal no início da próxima semana. A visita de Estado vai ocorrer na segunda e terça-feira (7 e 8 de abril), a convite do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Esta visita de Estado "testemunha a importância fundamental da parceria entre Portugal e a Índia, e contribuirá para o contínuo reforço das relações muito estreitas entre os dois países", indica nota da Presidência da República.

No comunicado, é referido que a deslocação de Droupadi Murmu realiza-se na sequência da visita de Estado que Marcelo Rebelo de Sousa fez à Índia, em fevereiro de 2020.

Há cinco anos, o chefe de Estado português esteve em Nova Deli, Mumbai e Goa, tendo tido encontros com o então presidente da República da Índia, Ram Nath Kovind, e com o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi ambos do Partido do Povo Indiano (BJP).

Com o apoio do partido nacionalista hindu BJP, Droupadi Murmu foi eleita presidente da Índia, tendo iniciado funções em julho de 2022.

image-fallback
Comemoração do 50.º Aniversário do restabelecimento das relações diplomáticas entre a Índia e Portugal

A visita de Estado de Droupadi Murmu ao nosso país acontece num ano em que se assinala os 50 anos do reestabelecimento das relações bilaterais entre a Índia e Portugal, conforme destacou o embaixador indiano Puneet R. Kundal num artigo de opinião publicado na edição desta quinta-feira do DN.

Puneet R. Kundal sublinhou que este "marco" vai ser celebrado com "vários eventos de dança, música, cultura, literatura, cinema e académicos", sendo o "ponto alto" a visita de Estado da presidente da Índia.

Para o embaixador, "esta visita espelha a importância que a Índia atribui às suas relações com Portugal". "Juntamente com o Presidente da República Portuguesa, a Presidente lançará um selo comemorativo para celebrar o marco significativo do jubileu do reestabelecimento das nossas relações diplomáticas", destacou.

No artigo, o diplomata classificou o futuro das relações Índia-Portugal como sendo "promissor e repleto de oportunidades para um maior entendimento, construindo uma relação sólida e dinâmica".

"Ao aproveitar a história e laços culturais partilhados, bem como os interesses comuns no mundo moderno, a Índia e Portugal podem perspetivar um futuro próspero para ambas as nações", vincou.

Presidente da Índia realiza visita de Estado a Portugal no início da próxima semana
“A comunidade indiana, por natureza, educação e o ethos que traz consigo, é trabalhadora”

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt