"Porque é que não veste fato?". Jornalista diz que roupa de Zelensky é um desrespeito pelos EUA
O encontro de Volodymyr Zelensky com o homólogo norte-americano Donald Trump na Casa Branca, na sexta-feira, ficou marcado pelo confronto verbal entre ambos, que envolveu também o vice-presidente dos EUA, JD Vance, mas também por uma questão relacionada com o guarda-roupa do presidente ucraniano.
Desde o início da guerra na Ucrânia, o presidente ucraniano veste habitualmente t-shirt verde, o chamado verde-tropa, para lembrar que o seu país está em guerra. Na sexta-feira, usou um polo preto, igual ao que usara na reunião do G7.
No entanto, um jornalista, correspondente principal da Casa Branca para o site de direita Real America’s Voice, perguntou a Zelensky porque é que não usa fato.
“Por que é que não usa um fato? Tem um fato?” perguntou Brian Glenn, que é namorado da congressista de extrema-direita e teórica da conspiração Marjorie Taylor Greene.
“Tem algum problema?”, questionou de volta Zelensky.
“Muitos americanos têm problemas com aqueles que não respeitam o código de vestuário da Sala Oval”, respondeu o jornalista.
Zelensky respondeu então que voltará a usar fato quando a guerra terminar. "Talvez algo semelhante ao seu, sim, talvez algo melhor. Não sei, veremos. Talvez algo mais barato", acrescentou.
Já este sábado, Brian Glenn volta ao assunto nas redes sociais para dizer que não usar fato reflete desrespeito pelos Estados Unidos, pelo presidente norte-americano e pelos cidadãos daquele país.
"Para ele, mais uma vez, entrar na sala mais importante da mais poderosa nação do mundo, vestido como estava, reflete o seu desrespeito interno não só pelo nosso país, pelo Presidente e pelos cidadãos americanos que tornaram possível que a Ucrânia sobrevivesse tanto tempo até agora. (Financeiramente falando)", escreveu, defendendo que "o seu traje começou de facto a refletir a sua atitude geral em relação às negociações".
A rematar, o jornalista diz: "Por isso, sim, pode-se julgar o livro pela capa".