María Corina Machado.
María Corina Machado.Ilustração: Niklas Elmehed

"Oh meu Deus! Não tenho palavras." A reação de María Corina Machado ao saber que ia ganhar o Nobel da Paz

O Comité Nobel revelou o vídeo do telefonema que fez à opositora venezuelana minutos antes de o anúncio ser feito em Oslo. Galardoada também já reagiu no X à atribuição do prémio, referindo Trump.
Publicado a
Atualizado a

O Comité Nobel Norueguês divulgou nas redes sociais o telefonema que o diretor Kristian Berg Harpviken fez à opositora venezuelana María Corina Machado, informando-a que tinha ganho o Prémio Nobel da Paz de 2025.

"Oh meu Deus, estou sem palavras", diz María Corina Machado, num telefonema onde a emoção é visível também do lado do próprio Harpviken.

"Obrigada, mas espero que percebam que isto é um movimento, um feito de toda uma sociedade. Sou só uma pessoa. Certamente não mereço isto", diz María Corina Machado.

"Estou honrada, muito agradecida em nome do povo venezuelano", acrescentou, mostrando-se confiante de que a luta que tem estado a empreender vai dar frutos e falando "no maior reconhecimento ao povo venezuelano".

O telefonema foi feito minutos antes do anúncio oficial, com Harpviken a pedir desculpa por a ter acordado.

Horas depois do anúncio oficial, María Corina Machado também já reagiu no X ao prémio, com uma mensagem que inclui o presidente norte-americano, Donald Trump, que nunca escondeu querer esta distinção.

"Este imenso reconhecimento da luta de todos os venezuelanos é um impulso para completar a nossa tarefa: alcançar a liberdade", indicou María Corina Machado.

"Estamos às portas da vitória e, hoje, mais do que nunca, contamos com o presidente Trump, o povo dos Estados Unidos, o povo da América Latina e as nações democráticas do mundo como nossos principais aliados para alcançar a liberdade e a democracia. A Venezuela será livre!", indicou.

María Corina Machado.
María Corina Machado vence Nobel da Paz por manter "chama da democracia acesa no meio da crescente escuridão"

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt