Um frame do vídeo partilhado por Trump, entretanto já apagado.
Um frame do vídeo partilhado por Trump, entretanto já apagado. DR

Obama lamenta "palhaçada" e falta de "vergonha" em resposta a vídeo racista partilhado por Trump

Ex-presidente norte-americano deu uma entrevista a um podcast, mencionando pela primeira vez a polémica com o vídeo em que surgia com a mulher retratado como um macaco.
Publicado a
Atualizado a

O antigo presidente dos EUA Barack Obama criticou a falta de vergonha e decoro no discurso político do país, respondendo pela primeira vez à polémica do vídeo racista partilhado por Donald Trump em que surgia retratado como um macaco.

"Está a acontecer uma espécie de palhaçada nas redes sociais e na televisão", disse Obama no podcast do comentador Brian Tyler Cohen, divulgada no sábado (14 de fevereiro) à noite.

"E o que é verdade é que não parece haver qualquer vergonha disso entre as pessoas que costumavam pensar que era preciso ter algum tipo de decoro, sentido de propriedade e respeito pelo cargo, certo?"

Obama respondia a uma questão sobre o vídeo polémico, que entretanto foi apagado das contas do presidente, onde surgia retratado como um macaco, tal com a mulher e antiga primeira-dama, Michelle Obama.

Um frame do vídeo partilhado por Trump, entretanto já apagado.
Trump partilha (e depois apaga) vídeo que mostra Obamas como primatas. Casa Branca diz que é só um 'meme'

"É importante reconhecer que a maioria dos americanos considera este comportamento profundamente perturbador", referiu o antigo presidente. "É verdade que chama a atenção. É verdade que é uma distração."

Mas Obama disse que, durante as suas viagens pelos EUA, encontrou pessoas que "ainda acreditam na decência, na cortesia e na bondade".

O ex-presidente criticou também as políticas anti-imigração de Donald Trump, nomeadamente no Minnesota, condenando a atuação do ICE (sigla, em inglês, dos Serviços de Imigração e Fiscalização Aduaneira dos EUA).

"O comportamento desviante de agentes do governo federal é profundamente preocupante e perigoso", afirmou Obama, referindo-se a comportamentos "que vimos no passado em países autoritários e ditaduras".

Obama saudou a resistência contra as operações da polícia de imigração.

Um frame do vídeo partilhado por Trump, entretanto já apagado.
EUA. Já mais de 4400 decisões judiciais consideraram detenções do ICE ilegais, administração Trump ignora

"São cidadãos que dizem, de forma sistemática e organizada: 'esta não é a América em que acreditamos', e 'vamos resistir, vamos ripostar com a verdade, com câmaras e com manifestações pacíficas'", afirmou.

"Este tipo de comportamento heroico e persistente por parte de pessoas comuns, apesar das temperaturas negativas, é o que nos deve dar esperança", acrescentou o antigo presidente. "Enquanto tivermos pessoas que fazem isso, acho que vamos conseguir".

Um frame do vídeo partilhado por Trump, entretanto já apagado.
Czar das fronteiras de Trump anuncia fim da operação especial do ICE no Minnesota

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt