J.D. Vance deverá encontrar-se com Zelensky em Munique
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, marca presença na Conferência de Segurança de Munique, na Alemanha, e deverá reunir-se com J.D. Vance, avança esta segunda-feira a CBS News. O fim da guerra na Ucrânia estará no topo da agenda durante esta iniciativa, que acontece entre esta sexta-feira e domingo.
Além de J.D. Vance também Keith Kellogg, o enviado especial do presidente Donald Trump para a Ucrânia e Rússia, vai estar na conferência de três dias, bem como o chefe da diplomacia norte-americana, o secretário de Estado Marco Rubio.
“Presumimos que as discussões [sobre a paz na Ucrânia] vão decorrer em paralelo” à reunião em Munique, na Alemanha, disse, esta segunda-feira, o presidente da conferência, Christoph Heusgen.
"Não posso dizer se um plano será anunciado na conferência, mas tenho certeza de que será uma oportunidade para discutir o esboço de tal plano e quais os parâmetros que devem ser incluídos em tal acordo", disse o embaixador Christoph Heusgen sobre a Conferência de Segurança de Munique, onde vão estar mais de 60 chefes de Estado e de governo, além de dezenas de ministros da Defesa e dos Negócios Estrangeiros.
Heusgen espera ver progressos em Munique para o fim da guerra, "O facto de Keith Kellogg, responsável por este assunto, estar na conferência indica isso”, afirmou.
Na sexta-feira, Zelensky disse que Kiev e Washington estavam a planear "reuniões e conversas", sem revelar promenores.
Já o presidente norte-americano tinha avançado, na semana passada, a possibilidade de uma reunião com o seu homólogo ucraniano, mas não só. "Provavelmente irei encontrar-me com o presidente Zelensky na semana que vem e provavelmente irei falar com o presidente Putin", disse Trump.