Ofer Calderon, refém do Hamas com nacionalidade portuguesa
Ofer Calderon, refém do Hamas com nacionalidade portuguesaD.R.

Hamas revela os nomes dos reféns israelitas a libertar este sábado. Um tem nacionalidade portuguesa

Ofer Calderon, com nacionalidade portuguesa, é um dos três reféns que deverá ser libertado este sábado pelo Hamas. “Graças a Deus, que manhã perfeita”, reagiu a filha, que, juntamente com o irmão, foi libertada em novembro de 2023. Keith Siegel e Yarden Bibas são os outros dois nomes que constam da lista divulgada pelo grupo extremista palestiniano.
Publicado a
Atualizado a

Chama-se Ofer Calderon, tem nacionalidade portuguesa e está na lista divulgada esta sexta-feira pelo Hamas dos reféns a libertar este sábado (1 de fevereiro), no âmbito do acordo de cessar-fogo em vigor desde 19 de janeiro. Keith Siegel e Yarden Bibas são os outros nomes que fazem parte do documento dado a conhecer pelo grupo extremista palestiniano.

Israel confirmou, entretanto, ter recebido a lista dos três homens reféns que deverão ser libertados na Faixa de Gaza, segundo o jornal Times of Israel.

Ofer Calderon, de 54 anos, raptado pelo Hamas a 7 de outubro e levado do kibutz Nir Oz para a Faixa de Gaza com dois filhos menores, requereu em setembro de 2021 a nacionalidade portuguesa ao abrigo da lei dos sefarditas. O Governo português acelerou procedimentos para a emissão da certidão de nascimento do cidadão israelita, na esperança de que pudesse beneficiar de um eventual acordo para a libertação de reféns com dupla nacionalidade.

Os filhos de Calderon, Sahar e Erez, foram libertados a 27 de novembro de 2023 e agora estão mais perto de voltar a abraçar o pai. “Graças a Deus, que manhã perfeita”, reagiu a filha, Sahar Calderon, nas redes sociais.

Ofer Calderon, refém do Hamas com nacionalidade portuguesa
Reféns libertados entre encenação e caos. Israel prepara 2.ª fase do acordo
Ofer Calderon, refém do Hamas com nacionalidade portuguesa
Mais três reféns israelitas libertados. Israel suspende libertação de detidos palestinianos (com vídeos)
Ofer Calderon, refém do Hamas com nacionalidade portuguesa
Crónica de Israel: Casa dos meninos ruivos continua vazia

Keith Siegel, de 65 anos, israelita que tem também a nacionalidade norte-americana, foi raptado, juntamente com a mulher Aviva, do kibutz Kfar Aza. Ela foi libertada em novembro de 2023 e Siegel, que nasceu na Carolina do Norte, deverá ver amanhã o fim do seu cativeiro.

Yarden Bibas, de 35 anos, foi raptado separadamente da mulher, Shiri, e dos filhos, Ariel e Kfir. Todos foram levados do kibbutz Nir Oz. O Hamas fez saber que Shiri e os filhos morreram em cativeiro num bombardeamento israelita. Segundo o Times of Israel, as autoridades israelitas não confirmaram oficialmente as mortes destes reféns. Yarden Bibas terá sido ferido durante o ataque de 7 outubro.

A divulgação da nova lista de reféns, que inclui Ofer Calderon, de nacionalidade portuguesa, a libertar do cativeiro imposto pelo Hamas surge um dia após a libertação de oito reféns.

Na quinta-feira, a soldado Agam Berger, de 20 anos, foi a primeira a regressar a Israel, depois de ter estado 482 dias em cativeiro. A militar israelita, sequestrada pelo grupo extremista palestiniano Hamas durante o ataque de 7 de outubro de 2023, foi libertada em Jabalia.

Seguiu-se a libertação, em Khan Younis, de Gadi Moses, um alemão-israelita de 80 anos, e Arbel Yehud, de 29.

Ofer Calderon, refém do Hamas com nacionalidade portuguesa
Três reféns com ligação a Portugal vão ser libertados na primeira fase do acordo sobre Gaza

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt