Mark Rutte com Zelensky há algumas semanas.
Mark Rutte com Zelensky há algumas semanas.EPA/OLIVIER MATTHYS

Guerra na Ucrânia. Líderes europeus "prontos para trabalhar" para cimeira trilateral

A posição conjunta surge no dia seguinte à cimeira, realizada no Alasca (EUA), entre o Presidente norte-americano, Donald Trump, e o homólogo russo, Vladimir Putin.
Publicado a
Atualizado a

Líderes europeus afirmaram-se este sábado, 16 de agosto, “prontos para trabalhar" com os presidentes norte-americano e ucraniano para uma cimeira trilateral, enquanto avisaram que Moscovo não tem poder de veto sobre a adesão da Ucrânia à União Europeia e à NATO.

“Tal como previsto pelo Presidente Trump, o próximo passo deverá ser agora novas negociações, incluindo o Presidente Zelensky, com quem se irá reunir em breve. Estamos também prontos para trabalhar com o Presidente Trump e o Presidente Zelensky no sentido de uma cimeira trilateral com apoio europeu”, escreveram hoje, num comunicado conjunto, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, o presidente do Conselho Europeu, António Costa, e os líderes do Reino Unido, Alemanha, Finlândia, Itália e Polónia.

Mark Rutte com Zelensky há algumas semanas.
Trump defende acordo de paz na Ucrânia e exclui "mero cessar-fogo"

A posição conjunta surge no dia seguinte à cimeira, realizada no Alasca (EUA), entre o Presidente norte-americano, Donald Trump, e o homólogo russo, Vladimir Putin, que terminou sem um acordo de cessar-fogo na Ucrânia.

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse este sábado, 16 de agosto, que “todos” preferem ir “diretamente para um acordo de paz” e não “um mero acordo de cessar-fogo” para acabar com a “terrível guerra” na Ucrânia.

Numa mensagem na sua rede social, Truth Social, Trump descreveu que “o encontro com o Presidente da Rússia, Vladimir Putin, correu muito bem, assim como um telefonema noturno com o Presidente da Ucrânia, [Volodymyr] Zelensky, e vários líderes europeus, incluindo o altamente respeitado secretário-geral da NATO [Mark Rutte]”.

Mark Rutte com Zelensky há algumas semanas.
Putin diz estar "verdadeiramente interessado" no fim do conflito na Ucrânia e Trump admite que "não há acordo"
Mark Rutte com Zelensky há algumas semanas.
Alasca. A "Última Fronteira" que a América comprou ao czar por cinco cêntimos por hectare

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt