Imagem da destruição em Kiev causada por um ataque russo
Imagem da destruição em Kiev causada por um ataque russoFacebook / Volodymyr Zelensky

Queda de drone obriga a evacuação de uma povoação na Moldova. Caças da NATO acionados após incursão na Roménia

O presidente ucraniano disse que "quatro drones atravessaram o espaço aéreo" da Moldova e Roménia, indicando que foram "confirmados os horários exatos de sobrevoo".
Publicado a
Atualizado a

A polícia da Moldova anunciou a retirada dos habitantes da localidade de Cuhurestii de Jos, distrito de Floresti, no noroeste do país, após a queda, nesta terça-feira, 25 de novembro, de um drone sobre uma casa, no mesmo dia em que Moscovo lançou um ataque contra a capital ucraniana. Foram também acionados caças da NATO após incursão de drones no espaço aéreo romeno.

"A unidade técnica de explosivos da polícia está a caminho do local. Os habitantes foram retirados e a zona foi isolada pela polícia de Floresti", acrescentaram, em comunicado, as autoridades da República da Moldova, que faz fronteira com a Ucrânia, país invadido pela Rússia em 2014 e em 2022.

Até ao momento não foi divulgado o número de pessoas retiradas do local nem a proveniência do aparelho aéreo não tripulado que caiu sobre uma residência na Moldova.

Numa mensagem divulgada nas redes sociais, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, referiu que "quatro drones atravessaram o espaço aéreo" da Moldova e Roménia, indicando que foram "confirmados os horários exatos de sobrevoo".

Roménia fala em "nova provocação russa"

Após a incursão de drones no espaço aéreo romeno, caças da NATO romenos e alemães foram acionados perto da fronteira da Roménia com a Ucrânia, noticia a Reuters.

O ministro da Defesa romeno, Ionut Mosteanu, afirmou que os pilotos da Aliança Atlântica estiveram perto de abater um drone que entrou repetidamente no espaço aéreo da Roménia, país membro da NATO.

"Estamos a lidar com uma nova provocação russa contra a Roménia, um drone que o exército romeno e os caças Eurofighter alemães tentaram abater", disse o ministro citado pela agência de notícias. "Presumo que (os pilotos) analisaram os potenciais danos colaterais e... optaram por não intervir", acrescentou.

A Roménia fez saber, através do Ministério da Defesa, que foram inicialmente acionados, numa primeira incursão, dois caças Eurofighter de uma missão de policiamento aéreo alemão no país. Foram depois acionados dois caças F-16 romenos numa segunda violação do espaço aéreo, tendo sido acionados mais dois Eurofighters. Chegou a ser emitido um alerta aos habitantes para se abrigarem, mas aviso foi posteriormente levantado.

Imagem da destruição em Kiev causada por um ataque russo
Ataque russo a Kiev faz seis mortos. "Putin deu a sua resposta terrorista às propostas de paz dos EUA"
Imagem da destruição em Kiev causada por um ataque russo
Rússia rejeita plano de paz europeu, EUA e Ucrânia acordam versão mais realista do plano americano
Imagem da destruição em Kiev causada por um ataque russo
Rússia rejeita alterações europeias ao plano de paz na Ucrânia apresentado por Trump

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt