Flotilha: portugueses regressam a Portugal ainda este domingo
FOTO: TONI ALBIR/EPA

Flotilha: portugueses regressam a Portugal ainda este domingo

O Ministério dos Negócios Estrangeiros confirmou ao início da tarde que os quatro portugueses detidos em Israel regressam esta tarde ao país. Serão acompanhados por diplomatas durante a viagem
Publicado a
Atualizado a

"O Ministério dos Negócios Estrangeiros confirma que os quatro cidadãos portugueses, incluindo a deputada Mariana Mortágua, participantes na flotilha, foram repatriados de Israel e que chegarão hoje [5 de outubro] ao fim da noite a Portugal", lê-se no comunicado do MNE enviado às redações.

A informação confirma assim aquilo que já tinha sido anunciado esta manhã - que todas as diligências estavam a ser tomadas para que os quatro portugueses pudessem sair de Israel ainda durante o dia de domingo.

"Serão acompanhados por um diplomata durante todo o percurso. A Embaixadora de Portugal em Telavive esteve hoje no centro de detenção de Ketsiot para se assegurar do bom desenvolvimento do processo de repatriação. A hora de chegada será confirmada durante a tarde".

A informação do repatriamento dos portugueses tinha sido avançada às primeiras horas desta manhã, à Lusa, por fonte oficial do Ministério dos Negócios Estrangeiros. Os quatro portugueses que integraram a Flotilha Global Sumud estão detidos em Israel desde quinta-feira passada, mas chegarão a Portugal ainda este domingo.

"O Ministério dos Negócios Estrangeiros organizou e tratou de todos os procedimentos para que os cidadãos nacionais que integraram a flotilha possam regressar a Portugal, se tudo correr bem, ainda hoje", disse a mesma fonte. A Embaixadora de Portugal está esta manhã no centro de detenção onde estão os quatro portugueses detidos, avança a RTP.

Flotilha: portugueses regressam a Portugal ainda este domingo
Mortágua queixa-se de estar "há 48 horas sem comida nem água" em Ketziot: saiba como é a prisão onde está detida a líder do BE

Recorde-se que há quatro portugueses detidos em Israel: a coordenadora do Bloco de Esquerda, Mariana Mortágua, a atriz Sofia Aparício e os ativistas Miguel Duarte e Diogo Chaves, que estavam entre os mais de 450 participantes da missão e que foram presos por Israel no dia 1 de outubro.

Entretanto, o ministro dos Negócios Estrangeiros, da União Europeia e da Cooperação espanhol, José Manuel Albares, anunciou também que um grupo de 21 espanhóis que faziam parte da mesma Flotilha deverá sair, este domingo, de Israel com destino a Espanha.

"No Ministério dos Negócios Estrangeiros já organizámos tudo para que possam voar hoje [5 de outubro] de Telavive. Temos o acordo das autoridades israelitas e, se nada correr mal, o primeiro grupo de 21 espanhóis, do total de 49 que temos na nossa lista, chega hoje, ao longo do dia, a Espanha", afirmou o ministro em declarações ao canal 24 Horas da RTVE, e citado pela mesma estação televisiva.  

Albares, que insistiu em ser cauteloso, acrescentou: "Até estarem no avião, não podemos confirmar a 100%". O ministro espanhol declarou ter esperança de que os restantes 29 ativistas devam partir de Israel nos próximos dias.

*Notícia atualizada às 14h00 com a confirmação da viagem dos portugueses por parte do Ministério dos Negócios Estrangeiros

Flotilha: portugueses regressam a Portugal ainda este domingo
Fotogaleria: manifestação pela libertação dos portugueses da flotilha junta multidão em Lisboa
Flotilha: portugueses regressam a Portugal ainda este domingo
Flotilha: italianos detidos em Israel vão deixar o território este sábado. Portugueses continuam na prisão
Flotilha: portugueses regressam a Portugal ainda este domingo
Mariana Mortágua e Sofia Aparício detidas. Embarcações da flotilha intercetadas pela Marinha israelita

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt