Volodymyr Zelensky, presidente ucraniano
Volodymyr Zelensky, presidente ucranianoVOLODYMYR TARASOV/EPA

"Estamos prontos para o formato 'Trump-Putin-eu'". Zelensky propõe conversações com homólogos da Rússia e EUA

Segundo o chefe de Estado ucraniano, a proposta pretende fazer avançar as conversações de paz. O Kremlin avisou entretanto que isso só será possível após "acordos concretos" entre Rússia e Ucrânia.
Publicado a
Atualizado a

O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, propôs hoje a realização de uma reunião trilateral com os homólogos norte-americano, Donald Trump, e russo, Vladimir Putin, apelando ao mesmo tempo a novas sanções contra Moscovo.

Segundo o chefe de Estado ucraniano, a proposta pretende fazer avançar as conversações de paz sobre a guerra na Ucrânia.

"Estamos prontos para o formato 'Trump-Putin-eu' [Volodymyr Zelensky]", disse o presidente ucraniano numa conferência de imprensa que foi gravada na terça-feira e transmitida hoje.

Na mesma declaração, Zelensky acrescentou que está disposto a alargar o formato da reunião, com a participação dos Estados Unidos, porque o chefe de Estado russo não se sente confortável com uma reunião bilateral.

Por outro lado, Zelensky disse que espera sanções por parte dos Estados Unidos contra a Rússia, visando especialmente os setores energético e bancário.

Para Zelensky as sanções devem ser aplicadas porque Moscovo "ainda não" aceitou a proposta de cessar-fogo.

O Kremlin avisou entretanto que a proposta de Volodymyr Zelensky só será possível após "acordos concretos" entre a Rússia e a Ucrânia. "Uma reunião deste tipo deve ser o resultado de acordos concretos entre as duas delegações" da Rússia e da Ucrânia, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, na tradicional conferência de imprensa diária.

Antes, o ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Sergei Lavrov, disse que a Rússia anunciará em breve a próxima ronda de negociações diretas com a Ucrânia. O estatuto neutral da Ucrânia continua a ser uma das principais exigências russas nas conversações de paz, acrescentou o governante.

Volodymyr Zelensky, presidente ucraniano
Medvedev alerta Trump para risco de “3.ª Guerra Mundial”. Rússia abate mais de 42 drones perto de Moscovo

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt