Dez países vão reconhecer Estado da Palestina na segunda-feira. Portugal vai fazê-lo já no domingo
Dez países, entre os quais Portugal e França, vão reconhecer um Estado palestiniano na segunda-feira, numa conferência em Nova Iorque, à margem da Assembleia-Geral da ONU, anunciou esta sexta-feira, 19 de setembro, o Palácio do Eliseu.
Nessa conferência, estarão representados “dez países que decidiram proceder ao reconhecimento do Estado da Palestina”, indicou um conselheiro do Presidente francês, Emmanuel Macron, à comunicação social.
Além de França, que está por detrás da iniciativa, e de Portugal, os outros Estados “são Andorra, Austrália, Bélgica, Canadá, Luxemburgo, Malta, Reino Unido e São Marino”, acrescentou.
Entretanto, o Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal confirmou que Portugal vai reconhecer o Estado da Palestina, tal como o ministro Paulo Rangel, já havia antecipado esta semana, mas já no domingo, "pelo que a Declaração Oficial de Reconhecimento terá lugar ainda antes da Conferência de Alto Nível da próxima semana".

