Asteroide incendeia-se no céu das Filipinas. Veja o vídeo do momento
O asteroide 2024 RW-1 incendiou-se ao entrar na atmosfera terrestre, na madrugada desta quinta-feira, e proporcionou um espetáculo raro aos olhos humanos. Ao cruzar o céu na altura do Vale Cagayan, na costa norte das Filipinas, o corpo celeste formou uma bola de fogo no céu por poucos segundos, o suficiente para tornar o momento, captado em vídeo, viral na internet.
O responsável pelo registo é o jovem jornalista filipino Raymon Dullana. No seu perfil pessoal na rede social X, onde partilhou dois vídeos, Dullana recebeu uma chuva de mensagens de outros jornalistas, órgãos de comunicação social e cientistas de todo o mundo a pedir detalhes sobre a passagem do meteoro.
Pelo X, a NASA e a Agência Espacial Europeia (AEE) já tinham dado o alerta no qual previa que "um asteroide muito pequeno" iria "impactar a atmosfera terrestre dentro" e "criar uma bola de fogo na altura da costa Norte das Filipinas", ao que Raymon Dullana publicou em resposta: "Espero que o céu esteja limpo".
O desejo do jovem não só se concretizou, como garantiu o registo de um momento raro. De acordo com a AEE, esta foi apenas a nona vez na História em que o choque de um asteroide a romper a atmosfera da Terra foi detecado a olho humano.
Raymon Dullana ainda publicou uma frase na qual reconhece ao trabalho dos cientistas: "Não é incrível que os cientistas possam revelar onde e quando exatamente o asteroide RW1 vai cair? Amo a Ciência", escreveu.