"Ex-samurais achavam que mereciam privilégios especiais e não davam bons soldados"

Michael Wert, professor de História da Ásia Oriental na Universidade Marquette, nos Estados Unidos, é o autor de Samurais - Uma História Concisa, agora publicado pel'A Esfera dos Livros. O autor desfaz alguns mitos sobre estes guerreiros japoneses, que desapareceram com a modernização do Japão.

Quão importante foi a derrota final dos samurais para a ascensão do Japão moderno nas décadas de 1860 e 1870?
A eliminação do grupo de estatuto samurai permitiu ao Japão começar o seu movimento para uma forma mais representativa de governo e abolir gradualmente a discriminação com base nos estatutos sociais. Não foi um processo perfeito, surgiram outras formas de discriminação, e o governo representava os interesses dos ricos e da elite. Mas mesmo assim era uma melhoria face ao sistema de estatuto hereditário. Mais, abolir o estatuto de samurai permitia ao governo nacional criar um sistema de impostos centralizado, forças armadas centralizadas, burocracia centralizada, etc.

Era possível o imperador Meiji integrar alguns samurais no exército moderno?
Os oligarcas Meiji queriam abrir as forças armadas a todos homens independentemente do seu estatuto prévio. De facto, em muitos casos, os homens que não eram samurais eram preferíveis porque eram mais fáceis de treinar, e não tinham o lporgulho altivo de muitos ex-samurais que achavam que mereciam privilégios especiais e reconhecimento por terem sido samurais. Muitos samurais estavam infelizes com o novo tipo de forças armadas e o seu papel reduzido nestas.

Quando os portugueses chegaram ao Japão em 1543 quão importante era o papel dos samurais nas guerras civis japonesas?
Os senhores da guerra no Japão, nas regiões onde os navios europeus chegavam mais frequentemente, estavam interessados em comprar armamento europeu. E, possivelmente devido a essa interação, os japoneses fizeram engenharia reversa e desenvolveram a sua própria indústria de armas de fogo. Há debate sobre quanto as armas de fogo importaram nas guerras civis. No passado, acreditava-se que as armas de fogo tinham tido um papel significativo, mas outros estudiosos defendem que o seu papel tem sido exagerado.

Houve samurais que se converteram ao catolicismo?
Sim, houve muitos samurais no sudoeste convertidos ao catolicismo especialmente se o seu daimyo, ou senhor da guerra, local se tivesse convertido.

Durante a tentativa de invadir a Coreia no final do século XVI houve presença de samurais nos navios? Era possível ser um samurai do mar?
Essa é uma questão interessante. Os guerreiros no Japão não eram tipicamente conhecidos pelo seu combate marítimo. Mas existiam "senhores do mar", como um historiador japonês reparou, não samurais que eram mesmo assim capazes de combate naval básico.

Qual era a posição dos samurais sob os Tokugawa?
O regime Tokugawa tornou o estatuto de guerreiro um estatuto hereditário relativamente estritamente definido. Antes do período Tokugawa, havia mais ambiguidade, principalmente entre os guerreiros de nível inferior, sobre quem seria considerado um "guerreiro". Antes do período Tokugawa, havia muitos guerreiros que também se envolviam na agricultura, no comércio e em outros trabalhos que não envolviam participar na guerra.

É possível encontrar um samurai real no Japão?
No Japão, hoje? Não, o estatuto de samurai foi completamente abolido no início da década de 1870.

Como explica a curiosidade global sobre os samurais? É especial ou apenas uma parte da curiosidade global sobre a cultura japonesa?
Acho que as pessoas estão interessadas nos samurais pela mesma razão que estão interessadas nos cavaleiros europeus, exceto que os samurais eram uma parte mais omnipresente do Japão pré-moderno do que os cavaleiros eram na Europa. Também penso que as pessoas realmente gostam da imagem popular dos samurais: os mitos sobre as suas habilidades com espadas, a morte perante a desonra, as suas maneiras estoicas - todos eles partes da cultura popular no Japão, como os filmes de Kurosawa.

Alguns historiadores portugueses falam-nos de um samurai negro? Conhece a personagem?
Sim, tornou-se famoso recentemente devido a um livro publicado em inglês. O seu nome era Yasuke e era um servo africano ou escravo de um missionário jesuíta. Não sabemos muito sobre ele, mas ele era possivelmente de Moçambique e foi dado a Oda Nobunaga, o senhor da guerra mais famoso da história japonesa. Depois da morte de Nobunaga, Yasuke serviu o filho de Nobunaga. Nós realmente não sabemos o que aconteceu com Yasuke.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG