Bacalhau cozido com todos. Para fazer em casa

Uma receita clássica da gastronomia portuguesa interpretada pelo chef Bernardo Agrela. Bacalhau cozido com todos para fazer em casa em tempos de pandemia.

Bernardo Agrela trabalhou vários anos em alta cozinha em diferentes restaurantes de fine dinning no estrangeiro, entre os quais O Viajante, em Londres, do chef português Nuno Mendes - que na altura ganhou uma estrela Michelin. Mas também nas cozinhas do chef espanhol Martín Berasategui, entre outras.

Em março de 2019 abriu o East Mambo, um restaurante moderno de kebabs, em Lisboa, o seu primeiro projeto a solo. Contudo, com a pandemia o projeto ficou em standby.

É desde março consultor criativo do projeto A Praça, que em breve se irá instalar no hub criativo do Beato, em Lisboa. O projeto, atualmente online, reúne numa plataforma vários produtores nacionais, 140, que disponibilizam produtos biológicos ou orgânicos portugueses para serem entregues em casa.

É possível encomendar os produtos disponíveis na plataforma ou cabazes com sugestão de receitas idealizadas pelo chef.

Bernardo Agrela faz parte do coletivo de jovens cozinheiros New Kids On The Block com quem tem organizado vários eventos pop-up, como os Pequenos Grandes Almoços na Fábrica da Musa, em Lisboa, ou a "Casa do Capitão", um evento ao ar livre com música ao vivo.

Para os leitores do Diário de Notícias partilha a receita de bacalhau cozido com todos para quatro pessoas.

Bacalhau cozido com todos

Ingredientes:

4 lombos de bacalhau
4 ovos
4 batatas
4 cenouras
4 cabeças de nabos
Azeite q.b.
Vinagre de vinho q.b. (facultativo)
Sal e pimenta-preta q.b.

Preparação:

Cozer o bacalhau em água aromatizada:

1. Demolhar os lombos com a pele virada para cima durante 2 dias (ou até a água deixar de estar salgada) trocando a água a cada 12h.

2. Colocar uma panela com água ao lume;

3. Aromatizar a água com 1/4 de cebola, um a dois dentes de alho, uns talos de ervas aromáticas - como a salsa, e uma folha de louro. Regar com um fio de azeite;

4. Quando a água ferver, colocar as postas de bacalhau demolhadas com a pele virada para cima. Tapar a panela;

5. Desligar o lume. Deixar repousar cerca de 15 minutos. Ao cozer o bacalhau é importante ter a noção que este não deve ferver.

O grão deve ser demolhado durante 12h previamente e cozido com 1 cebola de cravinho previamente.

Colocar um tacho com água ao lume com uma pitada de sal e um pouco de vinagre. Quando ferver colocar os ovos e deixar cozer durante 10 minutos.

Cozer as batatas com as cabeças de nabo e as cenouras cortadas, numa panela em água e sal (podendo reutilizar a água onde foi cozido o bacalhau.

Servir os legumes com os ovos e as postas de bacalhau, temperar com aromáticos picadas a gosto, azeite e vinagre.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG