MotoGP. Um dos segredos da boa forma dos irmãos Márquez é... um fisiologista português
DR

MotoGP. Um dos segredos da boa forma dos irmãos Márquez é... um fisiologista português

Emiliano Ventura dirige o Motor & Sport Institute (MSI), um centro de alto rendimento com tecnologia de ponta, onde pilotos de F1, campeões olímpicos e astronautas potenciam o seu rendimento.
Publicado a
Atualizado a

Marc Márquez e Álex Márquez, irmãos e líderes do Mundial de MotoGP, a principal categoria do motociclismo, contam com o apoio do fisiologista português Emiliano Ventura na preparação física e otimização de rendimento desde o final de 2024. Esse é um dos segredos da boa forma física dos irmãos Márquez de Cervera (Catalunha) neste início de temporada - lideram atualmente o Campeonato do Mundo

Se Marc (32 anos) procura igualar o lendário e eterno rival Valentino Rossi (já reformado) chegando ao sétimo título mundial, Álex, o mais novo (28) busca o primeiro pódio da carreira na categoria rainha do automobilismo.

Fustigado por várias lesões, o hexacampeão mundial Marc Márquez regressou às vitórias em grandes prémios, após 1043 dias sem vencer, logo na estreia do Campeonato do Mundo pela Ducati. O irmão, Álex, foi segundo tanto na Tailândia como na Argentina. Segue-se o Grande Prémio das Américas, este domingo. Uma corrida sem o piloto português Miguel Oliveira, da Pramac/Yamaha, que continua de fora devido a uma lesão provocada por uma queda na Argentina.

“Ao longo do último ano, prestámos um apoio abrangente ao Marc e ao Álex, ajudando-os a otimizar o seu desempenho e a manter as melhores condições durante a extenuante época de MotoGP. A nossa colaboração renova-se e estende-se agora até ao final da temporada de 2025, continuando a apoiar a sua preparação para a época atual com a mesma dedicação e empenho”, contou Emiliano Ventura.

"Trabalhar com o Marc e o Álex tem sido uma adição inspiradora a esta viagem. Marc Márquez, oito vezes Campeão do Mundo e um dos pilotos mais dominantes da história do MotoGP, continua a redefinir a excelência na pista. Alex Márquez, bicampeão do mundo de Moto3 e Moto2, também provou ser um concorrente formidável na categoria rainha. Juntos, representam o auge do talento, da determinação e da resiliência nos desportos motorizados", avaliou o português.

O fisiologista português gere o Motor & Sport Institute (MSI), um centro de alto rendimento equipado com tecnologia de ponta única no mundo, sediado em Madrid, onde já ajudou a otimizar o desempenho de dezenas de atletas de topo, como o DN contou na reportagem - O fisiologista português que treina pilotos de F1, campeões olímpicos e astronautas.

Antigo campeão nacional de 400 metros barreiras, chegou a treinar o velocista e medalhado olímpico Francis Obikwelu, a quem iniciou nas lides do treino, além de ter trabalhado na Fórmula 1 com Daniil Kvyat, Daniel Ricciardo e Carlos Sainz Jr.

Com larga experiência na área motor, foi ainda Performance Coach da Honda na WTCC, onde lidou com os portugueses Tiago Monteiro e António Félix da Costa, a quem ajudou a ser campeão da Fórmula E em 2020. E na Hyundai WTCR, onde ganhou o Campeonato do Mundo de Turismos com Norbi Michelisz. Repetiu o feito com Mikel Azcona, Gabriele Tarquini, Antonio Félix da Costa e, por equipas, com a Mercedes, Honda e Red Bull.

MotoGP. Um dos segredos da boa forma dos irmãos Márquez é... um fisiologista português
Primeira missão privada 100% europeia vai “marcar uma nova era de exploração espacial”

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt