Rod Stewart regressa ao Rock in Rio Lisboa, depois de ter passado pelo festival, na sua versão lisboeta, em 2008. O artista britânico foi também uma das figuras cimeiras do primeiro Rock in Rio, em 1985.
Rod Stewart regressa ao Rock in Rio Lisboa, depois de ter passado pelo festival, na sua versão lisboeta, em 2008. O artista britânico foi também uma das figuras cimeiras do primeiro Rock in Rio, em 1985.Foto: Michael Cohn/Wikipedia

Rock in Rio com um dia para as “lendas”. Rod Stewart e Xutos & Pontapés com papéis diferentes

Xutos & Pontapés assumem a curadoria do Palco Music Valley, a 27 de junho do próximo ano, com GNR, UHF e Táxi. SYRO representa a nova geração da música portuguesa.
Publicado a
Atualizado a

O Rock in Rio Lisboa promete fazer “história” na sua 11.ª edição, com a criação do “Legends Day”, um dia inteiramente dedicado aos clássicos intemporais da música nacional e internacional, marcado para 27 de junho do próximo ano. O evento vai reunir nomes que, segundo um comunicado da organização, “atravessaram gerações e continuam a inspirar o presente”, com Rod Stewart e Xutos & Pontapés na ribalta. Este dia é “um convite para celebrar a vida”, garante a vice-presidente do Rock in Rio, Roberta Medina, no comunicado, lançando um desafio ao público que promete “arrepios”: “É um dia para estarmos juntos e cantar em coro, do primeiro ao último tema.”

Depois de ter estado em 2008 no Rock in Rio Lisboa, Sir Rod Stewart , como refere o comunicado do Rock in Rio, tem mais uma aparição neste festival, como cabeça de cartaz no Palco Mundo. Traz no currículo mais de seis décadas de experiência e 250 milhões de discos vendidos, para além de ser, segundo a organização do festival, “uma das vozes mais marcantes e carismáticas da história do rock”. 

Duas vezes nomeado para o Rock & Roll Hall of Fame e galardoado com um  Grammy Living Legend e com um Brit Award pela sua contribuição à música, o cantor britânico participou no Rock in Rio logo na sua primeira edição, em 1985. Depois de ter atuado na versão lisboeta do festival, o britânico ainda voltou ao Rock in Rio, no Brasil, em 2015. Por agora, a equipa de Roberta Medina promete um concerto repleto de sucessos intemporais, como Maggie May, Da Ya Think I’m Sexy?, Sailing e Forever Young.

O regresso do artista a Lisboa simboliza a celebração do legado vivo do rock mundial e, para a organização do festival, o músico traz uma “voz característica”, que se alia a “composições narrativas”, o que gera um “estilo inovador”. Como se não bastasse, “as suas atuações transcendem todos os géneros - rock, folk, soul, R&B, new wave e até mesmo o Great American Songbook”, o que faz de Rod Stewart uma das poucas estrelas a ter álbuns nos lugares cimeiros das tabelas em todas as décadas da sua carreira.  

Xutos & Pontapés lideram o “Classe de 79”

Os Xutos passaram por todas as edições do Rock in Rio Lisboa, e esta não será exceção. Tim e a banda regressam com um papel duplamente simbólico: serão cabeças de cartaz e curadores do Palco Music Valley. A curadoria, intitulada “Classe de 79”, presta homenagem ao ano de nascimento da banda e à geração que marcou o rock português.

Os Xutos convidaram os GNR, UHF e os Táxi — grupos que partilham o mesmo espírito da época — para um alinhamento que promete revisitar uma era de liberdade, irreverência e atitude que marcou a música nacional. Classe de 79 é uma evocação do “ano em que nasceram os Xutos e começou uma era dourada do rock português”, dizem os músicos, citados no comunicado, acrescentando que aquele dia será “a celebração da música”, com bandas que “moldaram o ADN do rock nacional”.

SYRO aponta o futuro da música nacional

O artista SYRO também integra o cartaz do Legends Day, estreando-se no Palco Super Bock. Conhecido por temas como Deixa Passar e Castelo de Cartas, o cantor foi esta quarta-feira, 5 de novembro, apresentado através de uma ação surpresa na Gare do Oriente, onde atuou disfarçado de músico de rua, revelando-se ao público
à medida que ia tirando os adereços que o tornavam incógnito. A sua presença simboliza o diálogo entre gerações que o festival pretende reforçar — da herança das lendas à vitalidade da nova música portuguesa. Representa “a contemporaneidade da música nacional” e é “uma voz que reflete a energia e talento da evolução da música portuguesa”, argumenta a organização.

Pack Rock in Rio já disponível nas lojas Worten

A acompanhar o anúncio do “Legends Day”, o festival e a Worten lançaram o Pack Rock in Rio Lisboa 2026, disponível em exclusivo nas mais de 130 lojas da marca e em worten.pt. Custa 94 euros e inclui um voucher que pode ser trocado por um bilhete diário (válido para os dias 20, 21, 27 ou 28 de junho) e uma t-shirt exclusiva Rock in Rio. A troca poderá ser feita entre 5 de janeiro e 2 de março de 2026, nas lojas Worten.

A 11.ª edição do Rock in Rio Lisboa decorre nos dias 20, 21, 27 e 28 de junho de 2026, no Parque Tejo, a nova Cidade do Rock. Quatro dias dedicados à música, à cultura e ao entretenimento, que prometem reforçar o legado de um festival que há mais de 20 anos faz parte da história da música em Portugal.

Rod Stewart regressa ao Rock in Rio Lisboa, depois de ter passado pelo festival, na sua versão lisboeta, em 2008. O artista britânico foi também uma das figuras cimeiras do primeiro Rock in Rio, em 1985.
Há três novas confirmações no Rock in Rio: Cypress Hill, Grandson e Kaiser Chiefs
Rod Stewart regressa ao Rock in Rio Lisboa, depois de ter passado pelo festival, na sua versão lisboeta, em 2008. O artista britânico foi também uma das figuras cimeiras do primeiro Rock in Rio, em 1985.
Roberta Medina promete anunciar "até ao final do ano" os cabeças de cartaz de todos os dias de Rock in Rio

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt