Fotografia de um ovo dá distinção a português no World Food Photography Awards
O fotógrafo português André Boto recebeu a distinção "Highly Commended" na categoria MPB Award for Innovation no World Food Photography Awards com a sua imagem Egg.
“O meu objetivo era mostrar todos os elementos do ovo de forma realista — a casca, a clara e a gema —, mas separando-os”, diz Boto no comunicado enviado às redações.
A grande vencedora na categoria "Food for the Family" foi a fotografia do chinês Xiaoling Li.
“As senhoras idosas na foto estão a ‘fazer uma formação de Portão do Dragão’”, explica o autor da imagem, em comunicado, que acrescenta que esta é uma expressão usada na China para se referir a um grupo de amigos do bairro que se reúnem para conversar e a comer crepes.
Já na categoria de "Food in the Field", venceu Susan Lang com uma imagem de uma ninhada de leitões criados ao ar livre. O prémio Bimi® foi atribuído à fotografia de Ryan Kost que apresenta um templo de monges no Camboja com um arranjo de frutas e flores.
Os vencedores de 25 categorias foram anunciados esta terça-feira pelo chef, Yotam Ottolenghi no Mall Galleries, em Londres. O júri inclui escolheram os vencedores entre 10.000 candidaturas enviadas de 70 países. Os membros do júri incluem o fotógrafo de gastronomia, David Loftus, o chef Henrique Sá Pessoa, premiado Chef com estrela Michelin, Claire Reichenbach, entre outros.
As 185 imagens finalistas vão estar exibidas nas Galerias The Mall, em Londres, de 21 a 25 de maio.