China proíbe exibição do filme Winnie the Pooh

O país censura todas as imagens do urso Winnie porque ele se tornou um símbolo da resistência ao regime por haver quem lhe encontre semelhanças físicas com o Presidente Xi Jinping.

As autoridades chinesas proibiram a estreia do novo filme de Winnie the Pooh, Christopher Robin, informa o Hollywood Reporter.

Nenhuma justificação foi dada, no entanto acredita-se que esta decisão se integra numa estratégia governamental que já dura desde o ano passado de censura a todas as referências à personagem de Winnie the Pooh, que se prende com o facto de o simpático urso das histórias infantis se ter tornado um símbolo da oposição ao regime.

Desde 2013 que a oposição começou a comparar o presidente chinês Xi Jinping ao urso criado pelo autor inglês A.A. Milne em 1926. Na altura, começou a circular uma imagem de Xi Jinping com o presidente norte-americano Barack Obama em confronto com um desenho do urso Winnie e do seu amigo Tigre:

No ano seguinte, uma fotografia de Xi a apertar a mão do primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, foi associada a uma imagem de Pooh com o seu amigo Burro:

Quando estas publicações começaram a tornar-se populares, a censura passou a estar mais atenta e, por prevenção, a censurar todas as imagens e GIF com o Winnie the Pooh. Em 2015, uma imagem que mostrava o líder chinês numa moto ao lado de Pooh num carrinho de brincar foi considerada "a fotografia mais censurada de sempre na China" pela Global Risk Insights.

Em junho passado, a China também censurou o humorista americano John Oliver e o canal HBO devido a um segmento do Last Week Tonight em que criticava o país e o seu líder, Xi Jinping. "Eliminar as comparações com Winnie the Pooh não projeta uma imagem de força. Pelo contrário, sugere uma estranha insegurança", comentou John Oliver a propósito deste caso.

O filme da Disney, realizado por Marc Forster, conta com a participação de Ewan McGregor e estreia-se em Portugal no dia 15 de agosto.

Este é o segundo filme da Disney que é censurado na China neste ano - o outro foi Uma Viagem no Tempo, de Ava DuVernay. No entanto, a Disney vai poder estrear no país Homem-Formiga e a Vespa, já no dia 24 de agosto. Outros filmes americanos que serão vistos pelos chineses neste verão são Arranha-Céus e Missão Impossível - Fallout.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG