China bloqueia HBO depois de piadas de John Oliver sobre Xi Jinping

Desde sábado que o site do canal norte-americano HBO está inacessível no território chinês

O comediante John Oliver comparou o presidente chinês Xi Jingpin ao Ursinho Pooh no programa Last Week Tonight, da HBO, e dias depois o site da estação de televisão norte-americana ficou inacessível no território chinês, noticia o New York Times .

De acordo com o Greatfire.org, organismo que monitoriza a censura na internet na China, a estação norte-americana HBO terá sido bloqueada pelas autoridades chinesas desde sábado

Além do site da estação de televisão, o nome do comediante britânico já tinha sido bloqueado na rede social chinesa Weibo, precisamente depois das do momento de humor que teve como alvo Xi Jinping no talk show.

O comediante criticou a censura, bem como a falta de liberdade expressão na China e acabou por comparar o presidente chinês ao ursinho Winnie The Pooh. Aliás, esta comparação não é nova. Em 2013, por exemplo, uma fotografia de Xi Jinping e do ex-presidente dos EUA, Barack Obama, surge ao lado de uma imagem do ursinho Pooh e de Tigre, outra personagem de desenhos animados. Uma montagem que se tornou viral nas redes sociais.

Como consequência, as autoridades chinesas tornaram inacessíveis as menções a Winnie the Pooh nas redes sociais WeChat e Weibo - as mais utilizadas na China.

Além do Youtube e das redes sociais Facebook e Twitter, o site da HBO também está agora bloqueado na China.

Ler mais

Premium

Anselmo Borges

"Likai-vos" uns aos outros

Quem nunca assistiu, num restaurante, por exemplo, a esta cena de estátuas: o pai a dedar num smartphone, a mãe a dedar noutro smartphone e cada um dos filhos pequenos a fazer o mesmo, eventualmente até a mandar mensagens uns aos outros? É nisto que estamos... Por isso, fiquei muito contente quando, há dias, num jantar em casa de um casal amigo, reparei que, à mesa, está proibido o dedar, porque aí não há telemóvel; às refeições, os miúdos adolescentes falam e contam histórias e estórias, e desabafam, e os pais riem-se com eles, e vão dizendo o que pode ser sumamente útil para a vida de todos... Se há visitas de outros miúdos, são avisados... de que ali os telemóveis ficam à distância...