Leonardo DiCaprio em Batalha Atrás de Batalha
Leonardo DiCaprio em Batalha Atrás de Batalha

'Batalha Atrás de Batalha' com nove nomeações para os Globos de Ouro

Depois da eleição de Fernanda Torres como Melhor Atriz, o ator Wagner Moura é agora o primeiro brasileiro a ser nomeado para Melhor Ator em Drama.
Publicado a
Atualizado a

O filme Batalha Atrás de Batalha, o mais recente de Paul Thomas Anderson, protagonizado por Leonardo DiCaprio, teve nove nomeações para os Globos de Ouro, em que o ator Wagner Moura é o primeiro brasileiro a ser nomeado para Melhor Ator em Drama.

Segundo a organização dos prémios, entre as nove candidaturas do filme de Paul Thomas Anderson estão as categorias de melhor filme, melhor realizador, melhor ator principal (Leonardo DiCaprio) e atriz principal (Chase Infinity).

Leonardo DiCaprio em Batalha Atrás de Batalha
'Batalha Atrás de Batalha'. A América e o seu paraíso perdido

Nesta 83.ª edição dos Globos de Ouro, Wagner Moura é nomeado para a categoria de Melhor Papel em Drama pela sua participação no filme O Agente Secreto, de Kleber Mendonça Filho, tornando-se o primeiro ator brasileiro a ser indicado para este prémio, depois da vitória de Fernanda Torres no ano passado na categoria de Melhor Atriz pelo filme Ainda Estou Aqui. O ator disputa o prémio com Dwayne Johnson, Jeremy Allen White, Joel Edgerton, Michael B. Jordan e Oscar Isaac.

Em 2016, o ator esteve nomeado para os Globos de Ouro mas na categoria de Melhor Ator em Série Dramática, por Narcos, que perdeu para Jon Hamm por Mad Men.

Leonardo DiCaprio em Batalha Atrás de Batalha
Wagner Moura: “Quanto mais democrático for o governo, mais ele vai entender que cultura é importante”

Segundo a Variety, esta nomeação "marca um momento histórico para a representação brasileira nos Globos de Ouro, onde artistas do país têm sido historicamente ignorados nas principais categorias de atuação”.

Leonardo DiCaprio em Batalha Atrás de Batalha
'O Agente Secreto' é um dos "fenómenos cinematográficos do ano em Portugal" e ganha mais salas de exibição

O reconhecimento de Moura surge “após sua vitória histórica no Círculo de Críticos de Cinema de Nova Iorque, onde se tornou o primeiro ator latino a ganhar o prémio de melhor ator” na sua “aclamada atuação naquele ‘thriller’ político” no qual “demonstra a mistura característica do ator de contenção e volatilidade”, acrescenta a Variety.

Leonardo DiCaprio em Batalha Atrás de Batalha
Kleber Mendonça Filho: “O Brasil possui uma força poética feita de sentimentos e espiritualidade”

A nomeação de “Batalha Atrás de Batalha” em nove categorias dá à Warner Bros. uma vitória, após o acordo de aquisição da produtora pela Netflix, anunciado na sexta-feira, num total de 72 mil milhões de dólares (71,27 mil milhões de euros). Entretanto, a Paramount anunciou uma oferta hostil pela Warner Bros., desafiando a proposta de 72 mil milhões de dólares da Netflix.

Leonardo DiCaprio em Batalha Atrás de Batalha
Paramount lança oferta hostil pela Warner Bros e desafia proposta da Netflix

As duas plataformas lideram as nomeações para cinema e televisão. A Netflix recebeu 35 nomeações, impulsionadas pelo seu extenso catálogo de filmes e por séries como a britânica Adolescência (cinco nomeações, entre as quais a de Melhor Minissérie). A Warner Bros. recebeu 31 nomeações, incluindo 15 da HBO Max por séries como The White Lotus, a principal nomeada na categoria de televisão, com seis nomeações.

Imediatamente após o filme de Anderson ficou Valor sentimental, de Joachim Trier, um drama familiar norueguês sobre uma família de cineastas, com oito nomeações, seguido pelo ‘thriller’ Pecadores, o aclamado sucesso de vampiros de Ryan Coogler.

As oito indicações de Valor Sentimental incluíram nomeações para quatro dos seus atores: Stellan Skarsgård (para melhor ator), Renate Reinsve (melhor atriz), Elle Fanning e Inga Ibsdotter Lilleaas (estas úlimas para melhor atriz secundária).

Entre as sete nomeações de Pecadores constam a de bilheteira, Melhor Ator para Michael B. Jordan e para Ryan Coogler como realizador.

No setor da televisão, estão nomeadas para Melhor Série Dramática A Diplomata, Pluribus, Ruptura, Slow Horses, The Pitt e a já referida The White Lotus.

Para Melhor série de Comédia concorrem Abbott Elementary, The Bear, Hacks, Ninguém Quer Isto, The Studio e Homicídios ao Domicílio.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt