Um dos primeiros turismos rurais da Zambujeira está de cara lavada
Gabriel D'Alkmin Santana

Um dos primeiros turismos rurais da Zambujeira está de cara lavada

O Monte do Papa Léguas foi pioneiro no sudoeste alentejano. Fechado desde outubro, foi todo renovado e abriu agora sob gestão da Herdade do Touril.
Publicado a
Atualizado a

“Nada como ir”. É este o conselho de Luís Leote, novo proprietário do Monte do Papa Léguas, um dos primeiros turismos rurais da Zambujeira do Mar, no sudoeste alentejano, que abriu recentemente de cara lavada. E diz isto tanto para quem já conhece este alojamento como para quem nunca desfrutou deste cantinho, que agora está sob a gestão da Herdade do Touril, a meia dúzia de quilómetros de distância.

O Monte foi todo remodelado e redecorado, tem agora televisão e wi-fi em todos os quartos e mantém a piscina de água salgada e a simplicidade alentejana que o caracteriza há já 24 anos. Estão lá uns cadeirões de costas altas que vieram da casa da avó de Luís Leote, ferramentas agrícolas de outros tempos, o mesmo chão, camas, mesas e cadeiras. De resto, “foi tudo renovado”, fazendo uma reinterpretação da identidade alentejana, onde a tradição e a modernidade se cruzam, garante o proprietário, lembrando ainda que, nos últimos anos, o espaço não tivera grandes investimentos. “Ficou melhor do que estava à espera”, admite, referindo o esforço para manter a luz do espaço.

Mais antigo e acessível que a Herdade do Touril, o Monte do Papa Léguas é agora um complemento a este projeto e, ao mesmo tempo, uma estratégia do proprietário para conseguir manter a mesma equipa a funcionar o ano inteiro. Com cinco quartos duplos e três estúdios com quarto de casal, wc privativo, kitchenette e alpendre com zona de refeição, este alojamento privilegia a harmonia entre a natureza e o bem-estar, entre o charme rústico e o contemporâneo.

Ao pequeno-almoço são servidos os sabores genuínos da região, entre eles o tradicional pão alentejano, queijos locais, enchidos e doces artesanais. Depois, poderá relaxar numa cama de rede à sombra dos pinheiros, mergulhar na piscina, fazer uma caminhada ou um passeio numa das bicicletas disponíveis ou ainda explorar trilhos pela costa do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina.

Em termos gastronómicos, Luís Leote sugere o restaurante da Herdade do Touril, o Touril & Celso, numa parceria com a Tasca do Celso, que tem diariamente quatro pratos deste espaço icónico de Vila Nova de Milfontes, que é outra alternativa para uma experiência de cozinha alentejana. O proprietário do Monte do Papa Léguas junta ao roteiro mais dois espaços que detém: o restaurante Manjedoura, na Zambujeira do Mar, aberto em sociedade com José Ramos Cardoso, o “Celso” da tasca, e o Bar da Praia, em Almograve, com os seus petiscos e cocktails. Para o verão do próximo ano, o empresário conta abrir um novo projeto no Cabo Sardão.

Um dos primeiros turismos rurais da Zambujeira está de cara lavada
Cerdeira: a aldeia de xisto que renasceu como refúgio criativo
Um dos primeiros turismos rurais da Zambujeira está de cara lavada
Com a mão do chef Vítor Sobral e a ajuda de uma deusa se fazem os novos sabores do Inari Comporta

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt