Lisboa está em festa. Eis o roteiro para os melhores arraiais
As festas de Lisboa já começaram no início do mês mas entramos agora na semana louca, com os feriados do Dia de Portugal e do Santo António a dar ainda mais margem para que as ruas da cidade se encham de gente para os tradicionais arraiais. Há tantos que lhe deixamos aqui um roteiro por algumas das melhores festas populares a que poderá ir nos próximos dias.
Santos à Campolide
Na Quinta do Zé Povinho, em Campolide, a festa já começou no fim de semana passado, mas até dia 14 tem muitos espetáculos para ver. Na noite desta sexta-feira (6), atua Quim Barreiros, e no sábado (7) é a vez de Jorge Guerreiro. Na segunda (dia 9), o palco é de Non Stop. Na noite de dia 12, cabe a Ruth Marlene animar a festa, enquanto que dia 13 serão os Chave d'Ouro a atuar. Finalmente, no dia 14, Toy encerra o programa de festas da iniciativa Santos à Campolide.
Arraial da Misericórdia
Com uma das vistas mais emblemáticas sobre a cidade, o Miradouro de São Pedro de Alcântara transforma-se num dos pontos centrais das festas populares lisboetas. O Arraial da Misericórdia combina gastronomia tradicional com animação musical diária. Até ao fim do mês, o arraial contará com atuações de Canário (dia 7), Toy (13), José Cid (15), Zé Amaro (18), Rosinha (20) e Herman José (21). Na noite deste domingo (8), António Sala, Mónica Sintra, CC e Isabel Silva são as atrações do espetáculo Santos Populares. Já na noite de dia 29 o palco será dos Impossible Funckyband. Para além das atuações diárias, há casas de fado em palco, como a Adega Machado, O Faia, a Taberna da Má Fama, a Tasca do Chico, a Luso, a Severa e a Já Disse, que levam o espírito do Bairro Alto até ao miradouro.
Arraial da Penha
Entre este sábado (7) e dia 12, o Mercado de Sapadores recebe o tradicional Arraial da Penha. Ruth Marlene anima esta primeira noite, mas estão também anunciadas atuações do Bloco Secretinho (8), Tanya (9), Toy Cascão (10) e Jorge Guerreiro (11).
Arraial de Alvalade
Entre os dias 12 e 14, acontece mais uma edição do Arraial de Alvalade, no Complexo Desportivo Municipal de São João de Brito. A abrir a festa, a 12, atuam Toy e Deixa Rolá. No dia seguinte é a vez de José Cid e Ena Pá 2000. A fechar, no dia 14, sobem ao palco Herman José e Lucky Duckies.
Grande Arraial das Avenidas Novas
Até ao dia 15, os jardins do Campo Pequeno recebem o Arraial das Avenidas Novas. Há tasquinhas e diversões para os mais novos, além de atuações musicais. Esta sexta (6) atua Siga a Farra, no sábado (7) é a vez de Quim das Remisturas, domingo (8) de Cristais da Noite e segunda do DJ Overlure com um convidado surpresa. No dia 10, o palco é de José Pinhal Post Mortem Experience e de José Malhoa, enquanto a 11 atua Miguel Azevedo. Dia 12 nos Santos sem Cerimónias atua o DJ Kamala, e no feriado de 13 de junho as crianças têm Avô Cantigas. Para dia 14, o destaque é para Namorados da Cidade. E, a fechar, no dia 15, atuam os Chave D'Ouro.
Grande arraial de Belém
O Grande Arraial de Belém já começou no fim de maio, mas ainda pode passar pelo Parque dos Moinhos de Santana, que a festa continua até dia 15 com muita música, dança e animação para todas as idades. Os Sék Mintendes prometem pôr toda a gente a dançar no dia 7 enquanto o dia 8 está reservado para as festas juninas típicas do Brasil. Na noite de Santo António (12) atuam a banda Tudo ao Molho e a dupla Quimbé e Rubim, com os P*ta da Loucura. Seguem-se Hot Crazy Boy e os Party Animals.
Arraial do Marquês
O Largo da Paz, na Ajuda, recebe uma vez mais o Arraial do Marquês, entre os dias 11 e 14. Destaque para as atuações de Deixa Rolá (11), Jorge Guerreiro (12), Rubim e Quimbé (13) e Carapaus, Azeite e Alho (14).
Santos em Santos
Até 15 de junho, o Terrapleno de Santos volta a ser ponto de passagem obrigatório. No Santos em Santos, além dos petiscos, há bailaricos e espetáculos. No dia 12, o palco está por conta de Rosinha, presença assídua nas festividades populares.
Grande Arraial de Benfica
Entre 19 e 22, numa celebração mais tardia, acontece o Grande Arraial de Benfica, na Alameda Padre Álvaro Proença. No primeiro dia, a festa terá Vozes em Liberdade e António Zambujo. O dia 20 está reservado para as atuações de Valete & Jazz Swingers e de Bárbara Tinoco, enquanto no dia seguinte terá no palco Peste & Sida e Gabriel O Pensador. A fechar a festa, no dia 22, atuam Toy e Xutos & Pontapés
Doca da Marinha
Na Doca da Marinha, mesmo encostada ao Tejo e a dois passos de Alfama, a festa acontece na zona dos quiosques, às quintas, sextas, sábados, domingos e vésperas de feriado, com sardinhas, bifanas, cerveja fresca e farturas. A música popular portuguesa e os hits comerciais marcam o ritmo da festa, com atuações de Disquedisse (6), Memo à Tuga (7), Zé Pedro Sousa (8), Utopia (9), Queres é Pimba (10), Miguel Azevedo (12), Tio Jel (14), Funk Edition (15), entre outros.
Outros
Arraiais de São Vicente. A Graça volta a ser zona privilegiada para as festas populares, até 14 de junho, com dois palcos: um no Largo da Graça e outro no Miradouro Sophia de Mello Breyner Andresen. Toy Cascão, Duo Maxi, Quim Botas e Pack 7 são algumas das atrações musicais.
Arraiais de Alfama. Um dos arraiais mais antigos e emblemáticos de Lisboa volta a encher as ruas de Alfama de cor, sabor e ritmo. Até dia 28 com música popular ao vivo.
Arraial da Bica. Uma escadaria a ferver com calor humano, sorrisos cantoria e muito pimba!. É isto que se promete no Arraial da Bica.
Arraial da Praça da Alegria. Até dia 22, às sextas, sábados e domingos, com petiscos e música ao vivo, esta sexta-feira (6) por Joana e Ricardo Silva.
Arraial dos Combatentes. O Arraial do Grupo Dramático e Escolar Os Combatentes acontece durante todo o mês na Rua do Possolo, na Estrela. Na noite desta sexta-feira (6) atua o Trio Classe Média, no sábado (7) é a vez do duo Nuno e Marina e no domingo (8) o Trio Jotapê Band.
Arraial de Arroios. Apesar das obras na Rua de Arroios, o Clube Atlético de Arroios conseguiu organizar o tradicional arraial, da ponte até ao pátio. A festa acontece esta sexta-feira (6), sábado (7), segunda (9) e dia 12, sempre com música ao vivo dos Ex-Libris. No domingo (8), há o Santo António dos Pequeninos a partir das 14h00, com marchas infantis, jogos, fados e animação de rua.
Arraial dos Navegantes. Na zona oriental da cidade, no Parque das Nações, junto à Igreja de Nossa Senhora dos Navegantes, acontece entre esta sexta-feira (6) e domingo (8). Previstas as atuações da Original Bandalheira, DJ Paulino Coelho, DJ Paulo Fragoso, Cottas Club Jazz Band. Sempre com fogo de artifício a encerrar a festa.
Arraial de Carnide. No Largo do Coreto, os santos populares festejam-se com muitos bailes, atuações ao vivo e petiscos. Esta sexta-feira (6), realiza-se, no Largo das Pimenteiras, o Arraial Popular.