Tradição têxtil do Paraguai em Lisboa
Os têxteis do Paraguai estarão em destaque na Casa da América Latina, em Lisboa, a partir da próxima 4ª feira, 29. A exposição “Têxteis Extraordinários – Paraguai”, realizada em colaboração com a Embaixada do Paraguai em Portugal e o governo do Paraguai através do seu Ministério de Relações Exteriores, Secretarias Nacionais de Cultura e Turismo e Instituto Paraguaio de Artesanato, traz até Portugal uma tradição cultural centenária que envolve a produção de tecidos, rendas e bordados feitos à mão.
Instrumento importante de empoderamento das mulheres paraguaias, contribuindo para a sua independência financeira e reforçando a sua identidade cultural, são parte da paisagem das cidades, vilas e comunidades daquele país.
De destacar ainda o facto de, recentemente, uma peça de vestuário típica do Paraguai, o Poncho Para’i de 60 listas, ter sido reconhecido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) como património imaterial da humanidade devido à sua longa história e significado cultural.
Esta exposição poderá ser visitada até 23 de Agosto.