Um morto no Cadaval após viatura ser arrastada pela água
João Manuel Ribeiro

Um morto no Cadaval após viatura ser arrastada pela água

As autoridades desaconselham a prática de passeios junto à orla costeira devido ao estado do mar. A Proteção Civil registou 892 ocorrências ao longo de sexta-feira

Carro arrastado pala água no Cadaval. Uma pessoa morreu

Uma pessoa morreu na madrugada deste sábado, 24 de janeiro, após a sua viatura ter sido arrastada pela água, em Pero Moniz, concelho do Cadaval.

O veículo terá “tentado atravessar uma linha de água, num caminho de fazenda”, segundo informou à Lusa o comandante dos Bombeiros Voluntários do Cadaval, David Santos.

A vítima é um homem de 31 anos.

Registaram-se ainda dois feridos ligeiros.

As imagens do nevão que caiu

Na sexta-feira caiu um nevão como há muito não acontecia, registando-se inclsivamente queda de neve em locais pouco prováveis, como Estremoz, Borga e Serra de Montejunto.

Eis algumas imagens registadas na aldeia do Castelo, em Vila Pouca de Aguiar.

De acordo com o site do IPA há ainda vários distritos em alerta amarelo por causa da neve: Aveiro, Braga, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Porto, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu.

Reabertas estradas nacionais 315 e 316 em Alfândega da Fé e Macedo de Cavaleiros

A Estrada Nacional (EN) 315 em Alfândega da Fé e a 316 em Macedo de Cavaleiros, que estavam cortadas ao trânsito desde a manhã de sexta-feira, devido à neve, já estão transitáveis.

Toda a costa em alerta vermelho

Os distritos do Porto, Faro, Setúbal, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Beja, Aveiro, Coimbra e Braga vão estar no sábado sob aviso vermelho devido à agitação marítima.

O nível mais grave do IPMA estará em vigor entre as 03:00 e as 19:00 de sábado, devido à previsão de "ondas de noroeste com 7 a 9 metros de altura significativa, podendo atingir 15 metros de altura máxima", em toda a costa ocidental.

Face a estas condições, a Autoridade Marítima Nacional e a Marinha Portuguesa recomendam, em especial à comunidade piscatória e da náutica de recreio que se encontra no mar, o regresso ao porto de abrigo mais próximo e a adoção de medidas de precaução.

À população em geral, desaconselham a prática de passeios junto à orla costeira e nas praias, bem como a prática de atividades em zonas expostas à agitação marítima ou atingidas pela rebentação.

14 pessoas retiradas de casa em Peniche

Na sexta-feira à noite 14 pessoas foram deslocadas para um pavilhão municipal no concelho de Peniche, após habitações terem ficado sem condições de habitabilidade devido a inundações.

Em Ponte de Lima, distrito de Viana do Castelo, uma mulher ficou ferida devido a uma queda numa ribeira, acrescentou.

A ANEPC registou ainda duas pessoas deslocadas em Alcobaça (distrito de Leiria), duas pessoas deslocadas no Cartaxo (distrito de Santarém) e três pessoas deslocadas em Cascais (distrito de Lisboa), além de 722 ocorrências entre as 16:00 de quinta-feira e as 17:00 de sexta-feira.

Proteção Civil registou 79 ocorrências entre a meia-noite a as 7h30

A Proteção Civil registou 79 ocorrências devido ao mau tempo desde as 00:00 de hoje, devido à passagem da depressão Ingrid, com destaque na zona de Lisboa e Vale do Tejo e Bragança.

De acordo com dados entre as 00:00 e as 07:30 de hoje, divulgados pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), estas ocorrências dizem respeito, principalmente, a limpezas de via e de quedas de árvores.

Fonte da ANEPC referiu que as zonas mais afetadas são a zona de Lisboa e Vale do Tejo, tendo ainda sido registadas ocorrências em Braga e Viseu.

No total, estiveram envolvidos 287 operacionais, apoiados por 125 meios terrestres.

A mesma fonte acrescentou que o número de ocorrências registadas deverá subir nas próximas horas, com o aumento do reporte.

As previsões do IPMA para este sábado

Segundo o mais recente comunicado, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê que a cota da neve deverá subir gradualmente para 1200/1400 metros de altitude e deverá ocorrer chuva a partir do final da tarde no litoral Norte e Centro, onde será mais intensa, estendendo-se ao restante território durante a noite e sendo em especial no Centro e Sul no domingo.

O IPMA alertou também para vento forte do quadrante oeste no litoral, principalmente a sul do Cabo Mondego e nas terras altas, em especial do Centro e Sul, por vezes com rajadas até 110 km/h no litoral e até 120 km/h nas terras altas, até ao início da tarde do dia 24.

A agitação marítima será forte, com ondas de noroeste com 7 a 9 metros de altura significativa na costa ocidental, podendo atingir 15 metros de altura máxima.

Proteção Civil registou 892 ocorrências ao longo de sexta-feira

Bom dia

Começamos agora o acompanhamento da situação no país perante a passagem da Depressão Ingrid.

Portugal continental registou na sexta-feira 892 ocorrências relacionadas com o mau tempo, devido à passagem da depressão Ingrid, com 14 pessoas a terem sido deslocadas em Peniche, distrito de Leiria, adiantou a Proteção Civil.

De acordo com os dados entre as 00:00 e 23:59 de sexta-feira, divulgados pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), 329 das ocorrências foram relativas a queda de árvores, 243 por limpeza de vias, 187 por queda de estruturas, 77 por movimento de massas e 51 por inundações.

Foram também realizados quatro salvamentos aquáticos e um salvamento terrestre.

A região mais afetada foi Lisboa e Vale do Tejo, com 361 ocorrências, segunda do Norte (243), Centro (190), Alentejo (52) e Algarve (46).

Para saber o que aconteceu ontem, com neve em locais improváveis, como Borba ou Estremoz, clique em baixo:

Um morto no Cadaval após viatura ser arrastada pela água
Neva no Alentejo, em Marvão, Estremoz e Borba. Terras altas um pouco por todo o pais cobertas de branco
Diário de Notícias
www.dn.pt