Grupo neonazi terá recebido formação com armas reais de militares
Um grupo neonazi terá recebido formação com armas reais de ex-militares e também de militares no ativo, avança esta sexta-feira, 11 de julho, o jornal Expresso. O objetivo seria preparar o grupo extremista para um possível cenário de guerra civil.
O Grupo 1143, liderado por Mário Machado, tem publicitado a realização de jogos de guerra com espingardas de airsoft e armas de pressão com balas de plástico em quintas na Margem Sul, não assumindo publicamente a utilização de armas reais, segundo o semanário, que cita conversas de um "importante elemento do Grupo 1143 e da já extinta Nova Ordem Social (NOS)", nas quais é revelada a formação com armas reais. De acordo com a publicação, "há suspeitas de que o Grupo 1143 usou armas reais em jogos de guerra".
Ao jornal, o Estado-Maior-General das Forças Armadas (EMGFA) assegurou estar atento a "situações irregulares, ilícitas ou ilegais que envolvam militares". A "integração em movimentos extremistas não se coaduna com os valores militares", vincou.