Dos mais influentes às mais utilizadas, veja os principais nomes e números das redes sociais em Portugal
Assinala-se esta segunda-feira, 30 de junho, o Dia Mundial das Redes Socias. A data foi criada em 2010 pelo site Mashable, uma plataforma de mídia digital e entretenimento, com o objetivo de reconhecer a revolução digital que estas ferramentas trouxeram a várias esferas da nossa vida.
São vários os estudos e rankings que podem ser analisados quando o tema são redes sociais. Eis alguns dos principais e mais atuais, que apontam dados do cenário nacional atual no que toca ao uso destas ferramentas.
Portugal regista 7,49 milhões de perfis nas principais redes socias, número que representa 71,9% do total da população do país, um crescimento de 0,8% face a janeiro de 2024. Os dados são do relatório Digital 2025 do DataReportal, que faz um raio-x ao mundo digital global.
Deste total de contas, mais da metade - 51,6% - são perfis de mulheres, contra 48,4% do sexo masculino. O relatório também mostra que 80,8% de todas as pessoas que utilizam a internet em Portugal têm uma conta em pelo menos uma rede social.
E quais são as plataformas com mais utilizadores segundo o DataReportal?
YouTube: 7.49 milhões de utilizadores.
Facebook: 6.20 milhões de utilizadores.
Instagram: 6.00 milhões de utilizadores.
LinkedIn: 5.60 milhões de utilizadores.
TikTok: 3.68 milhões de utilizadores acima dos 18 anos.
No entanto, quando a métrica é a frequência de utilização, o domínio em Portugal é do Instagram. De acordo com a edição de 2024 do estudo Os Portugueses e as Redes Sociais, produzido pela Marktest, esta rede social é a mais acessada por 34,2% dos portugueses. Em seguida, vem o WhatsApp, com 27,2% de frequência de uso, e o Facebook, com 20,9%.
Quando o assunto passa a ser influência, as redes sociais despontam como o espaço para onde as grandes marcas - e não só - apontam. No cenário nacional, o estudo Figuras Públicas e Digital Influencers de 2025, também da Marktest, aponta Ana Garcia Martins, a autora do blogue "A Pipoca Mais Doce" como a personalidade de redes sociais preferida dos portugueses.
A 'pipoca' divide o top 3 da preferência com Madalena Abecasis, em segundo lugar, e Ricardo Fazeres, ou 'RicFazeres', a completar o pódio dos preferidos.
Mas será que os preferidos são considerados os mais influentes? Segundo o ranking da Forbes Portugal, não. No top 10 de 2024 da revista com os maiores influenciadores do país estão:
Margarida Corceiro, atriz.
António Castro, estrela do TikTok.
Kelly Bailey, atriz.
Bárbara Bandeira, cantora.
Lourenço Ortigão, ator.
Diogo “Windoh” da Silva, criador de conteúdo digital.
Paulo “Wuant” Borges, cantor e criador de conteúdo digital.
Rita Pereira, atriz.
Pedro Barroso, ator.
Cristina Ferreira, apresentadora.
Para o consumo de notícias, os portugueses preferem o Facebook, segundo o Digital News Report deste ano do Observatório da Comunicação, com 34% dos utilizadores a referir que consomem conteúdo noticioso nesta rede social. Em segundo lugar, o Whatsapp e o Instagram, ambos com 21%, e em terceiro o YouTube, com 17%.
O relatório diz que o TikTok "é usado por apenas 9% das pessoas para consumo noticioso, sugerindo que o seu papel enquanto fonte de informação ainda é secundário, embora com potencial de crescimento entre públicos mais jovens".
Entre o público que busca conteúdo noticioso nas redes sociais, "a atualização noticiosa e de última hora é o tipo de conteúdo que mais atrai a atenção (29% dos utilizadores), com especial destaque no Facebook (36%) e no TikTok (35%), o que sublinha a importância destas redes na disseminação rápida de informação e notícias de última hora. Também o YouTube (26%) e o X (antigo Twitter) (22%) mantêm algum peso nesse tipo de conteúdo, embora com valores ligeiramente inferiores", lê-se no relatório.